As secretarias de Segurança Urbana, Meio Ambiente e Educação realizaram, na última terça-feira (21), o plantio de árvores na Escola Municipal Guilherme Donizete da Silva dos Santos, no Perobal. A ação foi feita em alusão ao Dia da Árvore, por meio do projeto Horta Educativa, que visa promover educação ambiental, arborização e o cultivo de espécies apropriadas para áreas urbanas.
Estiveram presentes o prefeito Eduardo Boigues, o secretariado das respectivas pastas, além da equipe do Canil e da ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas). Em conjunto, foi explicado para os alunos o trabalho desenvolvido pelas secretarias, além de apresentar uma cobra falsa-coral e bicho-preguiça resgatados pela Guarda Ambiental.
Para o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, é importante aproveitar as oportunidades para transmitir conhecimento aos estudantes. “Quando as crianças têm contato com as equipes da GCM de uma forma mais lúdica, o conhecimento é transformador.”
Já o prefeito Eduardo Boigues reforçou que o cidadão é formado na infância, o que agrega ainda mais valor aos trabalhos. “Precisamos educar as nossas crianças para que tenham cada vez mais consciência ambiental e nos ajudem a transformar a cidade.”
O secretário-adjunto do Meio Ambiente, Siclanei Castaldi, falou da riqueza que a natureza possui. “A fauna de Itaquá é rica e a prova disso é a aparição dos animais silvestres que são resgatados pela Guarda Ambiental, por isso é fundamental a preservação e os ensinamentos sobre isso na infância.”
“É gratificante ver nossas crianças se divertindo e aprendendo. Educação ambiental é muito importante porque são sementes que plantamos agora para colhermos no futuro”, finalizou o secretário de Educação, Lucas Costa