O município de São José dos Campos aderiu ao Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD), lançado pela Fapesp, que vai ajudar cidades a se adaptarem às mudanças climáticas com pesquisas sobre Cidades Carbono Neutro.
A FAPESP e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lançaram o CCD Cidades Carbono Neutro na última semana, em evento realizado na capital paulista.
A Prefeitura de São José dos Campos esteve representada no encontro, que firmou a fundação do CCD. O Centro será dedicado à pesquisa visando propor soluções voltadas ao aumento da resiliência climática, incorporar tecnologias baseadas na natureza nas cidades e trazer soluções de sustentabilidade baseadas em economias de baixo carbono. As ações e projetos estão alinhadas com cidades da União Europeia, que tem como uma das metas a redução das emissões de carbono.
As prefeituras de Santos e Sorocaba também fazem parte do convênio, assim como órgãos como a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).
Com investimento de cerca de R$ 30 milhões durante um período inicial de cinco anos, o Centro terá a participação de mais de cem pesquisadores e 36 instituições, entre universidades do país e do exterior, empresas, prefeituras, secretarias, órgãos do governo, entidades do terceiro setor e representantes da sociedade civil.
Serão desenvolvidos softwares, manuais técnicos, cursos de capacitação e outros produtos associados, para os quais a Prefeitura terá acesso na condição de membro fundador do Centro.