Home Cidades Suzano realiza trabalho social em conjunto com residencial da Cidade Boa Vista

Suzano realiza trabalho social em conjunto com residencial da Cidade Boa Vista

por Douglas Spada

Iniciativa com o Sesi incentivou as crianças a montarem uma nova praça no local, com jardim vertical 

A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano concluiu na última semana um trabalho técnico-social com as crianças do residencial Solar das Oliveiras, na Cidade Boa Vista. A iniciativa foi realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e mobilizou os moradores a implementarem melhorias na área comum de convívio.

A iniciativa surgiu da falta de um espaço adequado para que o público infantil pudesse brincar no endereço. Partindo da identificação dessa necessidade, as equipes propuseram às famílias uma ação lúdica e educativa para valorizar o ambiente e integrar seus filhos no cuidado aos espaços coletivos. Com o acompanhamento de profissionais multidisciplinares da administração municipal e do Sesi, as crianças então construíram uma pequena praça com jardim vertical.

Além de revitalizar a área comunitária, a iniciativa foi proposta para fortalecer a habitabilidade do residencial. Com isso, os agentes municipais tiveram um diálogo próximo com as famílias, para conscientizar pais e filhos a respeito da importância de cuidar dos espaços comuns. A medida é parte de um trabalho a longo prazo no Solar das Oliveiras, que já soma cerca de um ano de ações técnico-sociais.

O titular da pasta, Elvis Vieira, esteve no local na última semana para prestigiar a ação. Ele explicou que este trabalho com as crianças foi contínuo e ainda contou com teor educativo, principalmente com relação ao meio ambiente. Isto porque a ação contribuiu para aproximá-los da natureza, estabelecendo contato com a terra e o cultivo, além de estimular a consciência ambiental. A maioria dos itens usados para a confecção do jardim vertical e dos bancos da praça eram recicláveis.

“Esta ação com os pequenos vai muito mais além da simples diversão, de poder pintar e colocar as mãos na terra. É um processo de conscientização, de estimular novos hábitos sustentáveis, contribuindo para a vivência em comunidade e, claro, fortalecendo o zelo com os espaços coletivos. São ações que estimulam a sociabilização e reforçam o senso de comunidade no residencial, beneficiando a todos os moradores”, destacou Vieira.

Postagens relacionadas