Home Cidades Ferraz e Fatec firmam parceria para desenvolvimento de ferramentas digitais

Ferraz e Fatec firmam parceria para desenvolvimento de ferramentas digitais

por Texto Divulgação

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos e a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) fecharam parceria para o desenvolvimento de três ferramentas digitais para facilitar a geração de indicadores e aprimorar a eficácia na tomada de decisões administrativas. O trabalho tem a Controladoria Geral do Município (CGM) à frente do projeto representando a administração municipal e por parte da Fatec, os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O trabalho começou em agosto de 2023 e prevê que os alunos da Fatec contratados como estagiários na Prefeitura desenvolvessem ferramentas de Business Intelligence (BI) para auxiliar na gestão pública. A primeira solução disponível é o Sistema BI para o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), criado pelos alunos César Augusto Reis Santos, Lucas Gerhardt Rodrigues, Victor Correa e Audrey Bergamine. A ferramenta avalia a eficiência dos recursos e serviços municipais em áreas como saúde, educação, meio ambiente entre outros. Também está em  utilização o sistema POP – Pesquisa de Opinião Personalizada, criado pelos alunos José Leandro Frota da Silva, Henrique Guilherme de Jesus Hernandes e Vagner da Silva que permitirá o gerenciamento de formulários e análises para decisões administrativas. E por último, o sistema AISE – Análise Interna de Secretarias e Equipamentos, de João Victor de Oliveira Pinto e Keven Maximus da Silva Santos, que oferecerá uma plataforma de acompanhamento em tempo real das demandas das secretarias municipais.

O controlador Geral do Município, Anderson de Lima Silva, informou que a parceria entre a administração municipal e a Fatec é inédita e permitirá à Prefeitura de Ferraz tornar muito mais ágil o cruzamento as informações, além de conhecer quais são as demandas de cada secretaria do município para a cidade poder melhorar a efetividade da administração municipal e futuramente ter ferramentas para facilitar o acesso da população junto a pedidos como troca de lâmpadas e podas de árvores, por exemplo. Para 2025, a expectativa é que esta parceria que já está rendendo bons frutos seja ampliada ainda mais.

Postagens relacionadas