“Pequena no tamanho, gigante nos riscos à vida”. É com este slogan que a Prefeitura de Guararema reforça o combate à dengue em todo o município neste início de 2025. A campanha conta com ações de conscientização e também com vistorias diárias realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde nas residências, empresas e indústrias em cada um dos bairros.
O foco das ações, que contam com conteúdos digitais, distribuição de folders e também orientações porta a porta nas residências e nas salas de espera das Unidades de Saúde, é a prevenção. Todos podem contribuir, a partir de medidas simples que devem ser adotadas dentro de casa.
O objetivo é eliminar todos os possíveis pontos de acúmulo de água, evitando assim a reprodução do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti. Por isso, caixas d’água e lixeiras precisam estar sempre tampadas, assim como garrafas sempre viradas com as bocas para baixo, pneus e outros objetos armazenados em locais cobertos, calhas e ralos sempre desentupidas e vasos de planta sempre acompanhados de pratinhos com areia ou então com água sempre renovada, no caso das plantas aquáticas.
Além disso, durante o verão, quando dados do Ministério da Saúde apontam que o aumento da temperatura, chuvas e umidade favorecem a transmissão de arboviroses, o cuidado deve ser redobrado. Especialmente nesta época é recomendado que os moradores utilizem repelentes e que a qualquer sintoma como febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas pela pele e vômitos, procurem imediatamente uma Unidade de Saúde.
Em casos confirmados da doença a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a nebulização, conforme os protocolos sanitários relacionados ao mosquito Aedes aegypti. Durante este procedimento é utilizado um material aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que mata os mosquitos adultos e não representa riscos à saúde humana.
Outras informações sobre o combate à dengue estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Guararema (guararema.sp.gov.br), pelas redes sociais (Facebook e Instagram) e pelo telefone (11) 4693-8040, da Secretaria Municipal de Saúde.