O União Suzano Atlético Clube (Usac) se despediu da 55ª Copa São Paulo de Futebol Júnior ao ser superado pelo Zumbi-AL por 1 a 0 na tarde desta segunda-feira (13) no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão. Apesar do resultado, o Javali das Palmeiras deixa a competição após colocar a cidade na segunda fase da Copinha depois de 20 anos e de chegar neste estágio do torneio pela primeira vez em sua história.
Não foi um jogo fácil. A equipe alagoana chegou para a partida trazendo consigo a liderança do Grupo 23, disputado em Mogi das Cruzes, e uma vitória sobre o Flamengo na primeira fase da competição. Apesar disso, os feitos alcançados pela equipe de União dos Palmares não intimidaram os suzanenses, que tiveram mais volume de jogo do que o Zumbi na primeira etapa e criaram chances para marcar.
A melhor oportunidade do time no primeiro tempo surgiu dos pés do centroavante João Pedro que, aos 6 minutos, driblou o goleiro e ficou com a meta livre para fazer o gol, mas demorou para definir a jogada e permitiu que o zagueiro adversário evitasse o que seria o primeiro tento dos suzanenses.
O segundo tempo começou com o Zumbi equilibrando as ações. A equipe alagoana se compactou dentro das quatro linhas e abriu o placar aos 15 minutos com Cauã, que fez um belo gol em finalização da entrada da área. O jogo seguiu se desenvolvendo de forma igual até os 29 minutos, quando Caio, do Zumbi, foi punido com o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Daí para frente, o Suzano dominou completamente as ações, mantendo mais a bola no pé e sendo quase sempre superior numericamente no campo de ataque. Mas faltou finalizar mais na parte final do jogo e, já cansada por conta do avançar do tempo, a equipe tentou, sem sucesso, alçar a bola na área adversária.
Apesar da eliminação, o secretário de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, parabenizou os atletas que lutaram até o fim. “O time correu muito durante toda a partida e o futebol é feito de vitórias e derrotas. Não conseguimos vencer, mas nossos meninos fizeram história nessa Copinha. Estou muito feliz com o desempenho de todos”, avaliou o chefe da pasta.
Já o prefeito Pedro Ishi agradeceu à Federação Paulista de Futebol (FPF) por ter escolhido Suzano para ser sede da competição e enalteceu o elenco do Usac. “Nossa cidade deu um exemplo de organização na Copa São Paulo. Conseguimos um feito que há muitos anos não alcançávamos. Sou grato por nossa cidade ter recebido esse olhar da Federação Paulista. Parabenizo o União Suzano pela campanha memorável e também ao Zumbi. Seguimos em frente. Ano que vem tem mais”, finalizou o chefe do Poder Executivo suzanense.