O governador em exercício Felício Ramuth anunciou na sexta-feira (10) as novas instalações do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São José dos Campos. Com a mudança de endereço, a futura unidade de saúde ampliará seus atendimentos especializados, incluindo cirurgias de pequeno porte, para mais de 1 milhão de moradores de toda a região do Alto do Vale do Paraíba.
“Com a ampliação do AME, conseguiremos realizar cirurgias que vão ajudar a desafogar a fila de cirurgias eletivas na região. Teremos cinco salas de cirurgia montadas aqui. Neste momento, junto com as equipes da organização social que presta serviços para o AME, nós estamos fazendo o desenho final das obras e da alteração que será feita aqui neste novo prédio. É mais um passo importante que se junta às outras ações de saúde aqui no Vale do Paraíba, como o Hospital Regional de Cruzeiro e a ampliação dos serviços das Santas Casas e entidades filantrópicas com a tabela SUS Paulista”, afirmou Felicio.
O prédio, localizado no Centro de São José dos Campos, tem uma área de 4.350m² e foi adquirido em parceria com a prefeitura, com investimento de R$ 35 milhões do Governo do Estado de São Paulo. O município fez a aquisição e ficará responsável pela compra dos equipamentos e reforma do imóvel, que será doado ao Estado após o fim das obras, que devem ser finalizadas em um ano. Já o atual prédio da AME, localizado na Avenida Engenheiro Francisco José Longo, no Jardim São Dimas, será entregue pelo Estado ao município.
São José dos Campos foi uma das primeiras cidades a receber um AME com serviços especializados. O equipamento de saúde é referência também para os municípios de Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna e Santa Branca.
No prédio atual, dispõe de 20 consultórios, 18 salas de exames, uma sala cirúrgica e 20 especialidades médicas, entre elas, alergologia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, endocrinologia infantil, gastroenterologia, hematologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia, neurologia infantil, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia, pneumologia e urologia.