Objetivo da administração municipal é ampliar a operação do portal de geoprocessamento ‘GeoSuzano’
O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, se reuniu na terça-feira (26/10) com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de São Paulo, Edson Fernandes, na sede do órgão federal em São Paulo. O encontro teve o objetivo de estreitar laços para a celebração de um convênio de cooperação com o instituto, a fim de trocar informações técnicas.
A reunião também foi acompanhada por Ariovaldo Pereira Nunes, chefe da Unidade Municipal de Cadastramento (UMC), que exerce apoio técnico ao órgão na cidade, e pelo coordenador do Departamento de Geotecnologias Aplicadas da Prefeitura de Suzano, Márcio Martins. Na oportunidade, o grupo debateu o interesse do município em ampliar a operação do portal de geoprocessamento “GeoSuzano” por meio de parceria com o Incra.
De acordo com o chefe da pasta, a expectativa é de que o município possa em breve celebrar um convênio de cooperação para a troca de dados e informações. “Seguimos implementando novas ferramentas e serviços ao portal ‘GeoSuzano’. Acredito que essa parceria com o Incra vai possibilitar a ampliação de dados disponíveis para consulta. O órgão federal está em Suzano desde a década de 1970 e, com certeza, tem muita informação para mapearmos e disponibilizarmos à população, especialmente aos profissionais da área”.
A previsão agora é de que o município possa ter uma reunião com os técnicos do Incra para a efetiva elaboração do convênio. Vale lembrar que a secretaria também conta com parceria semelhante junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), que, neste caso, auxilia a cidade quanto à fiscalização e à segurança de obras realizadas. A cooperação foi renovada nesta semana com o prefeito Rodrigo Ashiuchi.
“Estamos focados no desenvolvimento de Suzano. A tecnologia, aliada a parcerias importantes com o Crea, o Incra e outros órgãos, vem cumprindo papel determinante na cidade. No início da primeira gestão demos o pontapé para esse processo de modernização com o sistema Acto de aprovação online. Agora, com o portal ‘GeoSuzano’, demos um passo adiante ao trazer mais agilidade às empresas e aos novos empreendedores que desejam se instalar no município”, disse o chefe do Executivo suzanense.