Na oportunidade, acompanhado do deputado federal Alencar Santana, o prefeito apresentou o laudo já emitido pela Caixa Econômica Federal, denominado VPE (Verificação Preliminar de Exigibilidade), expedido em 29 de janeiro de 2025, atestando a regularidade do projeto de execução da obra.
“Aproveitamos para falar sobre a doação da área de mais de 21 mil m², já realizada pela Prefeitura de Arujá, e também da isenção do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) nas unidades. Além disso, apresentamos as plantas das futuras construções e a homologação da Chamada Pública 01/24, feita para a contratação da construtora, cuja vencedora da licitação foi a Predial Incorporadora. Enfim, tudo muito bem encaminhado por parte da Prefeitura para que o ministro das Cidades, Jader Barbalho, possa autorizar, em breve, o início das obras. Assumimos, inclusive, o compromisso de viabilizar, junto ao Casa Paulista, a contrapartida necessária pelo Governo do Estado”, afirmou o chefe do Executivo arujaense.
Com toda a validação técnica já obtida, agora faz-se necessária a renovação da Portaria 1.425, pelo Ministério das Cidades, possibilitando o encaminhamento dos próximos passos do projeto, visando o tão aguardado início da construção, que disponibilizará 150 casas destinadas a famílias de baixa renda, todas com dois dormitórios, sala, banheiro, cozinha e varanda. Além disso, o projeto prevê a implementação de infraestrutura completa com equipamentos de saúde, educação, lazer e transporte público, garantindo mais qualidade de vida aos futuros moradores.
“Essa etapa do Minha Casa Minha Vida foi lançada pelo Governo Federal no final de 2023 e Arujá foi contemplada pela primeira vez. Desde então, trabalhamos, incansavelmente, para estruturar e viabilizar esse projeto, que beneficiará diretamente nossa população. Nosso encontro no Ministério das Cidades teve, justamente, o objetivo de garantir que a última etapa aconteça com rapidez, para que possamos iniciar as obras o quanto antes. Estamos atuando para que tudo ocorra dentro do cronograma, pois nosso compromisso com a moradia digna para os arujaenses está mais perto de se concretizar. Esse é um passo fundamental para garantir mais dignidade, qualidade de vida e segurança habitacional para os arujaenses e podem ter certeza: seguiremos trabalhando até a entrega dessas moradias”, destacou o prefeito de Arujá, informando que assim que for autorizado o início da construção, por parte do Governo Federal, serão liberadas as inscrições para as famílias interessadas.