A Zona Leste de São Paulo agora conta com o mais moderno equipamento educacional da cidade: o CEU Rei Pelé, inaugurado nesta quinta-feira (10) em Itaquera. Com foco em inovação, sustentabilidade e inclusão, ele é o primeiro CEU da capital construído via Parceria Público-Privada (PPP) e também o primeiro a contar com uma EMEF em tempo integral — a EMEF Ruth de Souza, também inaugurada no local.
Com tecnologia de ponta, o CEU Rei Pelé está totalmente conectado ao programa Smart Sampa e oferece internet de 1GB, além de contar com energia solar para aquecer a piscina e um sistema de captação de água de chuva com reservatório de 60 mil litros, que será usado na irrigação e limpeza, reduzindo o risco de enchentes e o consumo de água potável.
O prefeito Ricardo Nunes destacou a importância do espaço para o futuro da comunidade: “Mais do que uma construção bonita, esse é um ambiente sagrado de oportunidades, onde nossas crianças vão construir um futuro melhor.”
O centro reúne quadras esportivas, piscina semiolímpica, pista de skate, salas climatizadas, auditório, laboratório digital (LED) e até sala de coworking. A unidade foi pensada para atender diferentes públicos, desde crianças até idosos, como é o caso da pensionista Maria Lourenço Blanco, 80 anos: “Quero fazer aula de dança! E as câmeras trazem mais segurança”, comentou.
Este é o primeiro de cinco CEUs do Lote 1 da PPP com a Concessionária Integra, com contrato de 25 anos, prevendo construção, conservação e manutenção dos equipamentos. O modelo deve gerar economia de R$ 45,2 milhões aos cofres públicos ao longo do período.
No total, o bloco educacional abriga 49 salas: 27 da EMEF Ruth de Souza, 4 do UNICEU/Polo de Formação, 4 do CIEJA, 11 multiuso, 2 LED e uma sala de coworking.
O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, reforçou os avanços na gestão: “Zeramos a fila da creche, reduzimos a evasão escolar ao menor índice da história e agora o foco é garantir alfabetização e qualidade de ensino com tempo integral.”
O projeto integra o plano de metas da Prefeitura (2025/2028), que prevê a entrega de 12 novos CEUs. As próximas unidades do Lote 1 serão nos bairros Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Grajaú e Imperador.
Sustentabilidade e Segurança O CEU Rei Pelé se destaca também pela sustentabilidade. Além do sistema de reuso de água, utiliza painéis fotovoltaicos que evitam a emissão de 1,7 tonelada de CO₂ ao aquecer a piscina. O espaço conta com 199 câmeras de vigilância, sendo 17 delas conectadas ao Smart Sampa e monitoradas 24h.
Homenagens O CEU homenageia o Rei do Futebol, Pelé, e a atriz Ruth de Souza, dois ícones negros da cultura e da história do Brasil. “Meu pai sempre defendeu que as crianças não fossem esquecidas. Essa homenagem é perfeita e perpetua seu legado”, disse Edinho, filho de Pelé. Já Melquisedec Domingues, sobrinho-neto de Ruth de Souza, destacou: “Ela abriu portas com dignidade e orgulho de ser preta.”