Os vereadores de Mogi das Cruzes, de forma unânime, aprovaram o Projeto de Lei 143/2021, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (17). O projeto, de autoria do presidente da Casa, vereador Otto Rezende (PSD) e subscrito pelos demais vereadores, visa instituir o Plano de Recomposição e Preservação da Mata Ciliar, com a finalidade de promover o reflorestamento das margens de rios e lagos existentes no Município de Mogi das Cruzes.
Rezende apresentou um vídeo sobre a importância da preservação da Mata ciliar e falou sobre o Projeto. “Vai ajudar Mogi das Cruzes a cumprir com sua função de preservar o ambiente, nesse caso a Mata Ciliar do Alto Tietê”, ressaltou.
De acordo com o texto do Projeto, a ideia é ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, por meio da otimização e direcionamento de investimentos públicos e privados. Com isso serão promovidas as seguintes ações: de proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos d’água; de proteção de áreas de recarga de aquífero; ampliação da cobertura de vegetação nativa em mananciais; plantios de árvores nativas; e plantio de mudas de espécimes vegetais nativas da região.
De acordo com o Projeto, o Plano Mata Ciliar será implantado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente com o envolvimento do Serviço Municipal de Águas e Esgoto de Mogi das Cruzes (SEMAE).