Alteração será aplicada em quatro unidades apóscontratação da OS para gerir o Guido Guida; expectativa é implantar mudanças a partir do próximo mês
“O município de Poá terá quatro UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) com atendimento 12 horas”. Com esta afirmação, a prefeita Marcia Bin divulgou, nesta quarta-feira (17/11), que os serviços municipais de Saúde serão reestruturados para promover uma melhor assistência à população. A expectativa é implantar as mudanças até o final do próximo mês de dezembro.
Segundo a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, a reestruturação anunciada pela chefe do Poder Executivo já está sendo estudada e discutida pela sua equipe técnica, há alguns meses, juntamente com a prefeita e os demais departamentos competentes da Prefeitura. Oprimeiro passo para esta reorganização foi a abertura do Edital de Chamamento para a contratação de uma Organização Social (OS), que terá a responsabilidade de gerir o Pronto Atendimento Municipal Doutor Guido Guida.
“Além da economia que a contratação da OS vai proporcionar à municipalidade, também permitirá que façamos mudanças internas com remanejamento do RH (Recursos Humanos) que atua no Guido Guida para a rede básica. Desta forma, o Pronto Atendimento voltará a contar com 100% do seu atendimento e, consequentemente, também haverá um fortalecimento da rede”, ressaltou a responsável pela Pasta.
De acordo com a prefeita Marcia Bin, assim que a OS assumir o Pronto Atendimento, os médicos e enfermeiros que atuam no Guido Guida serão remanejados para as redes básicas, permitindo a implantação do novo horário estendido, das 7 às 19 horas (atualmente é das 7 às 16 horas) em quatro UBS’s. “As unidades Tito Fuga (Calmon Viana), Doutor Cypriano Oswaldo Mônaco (Jardim Nova Poá) e Vereador Wellington Lopes (Jardim América) já foram definidas para ter o horário estendido. Ainda estamos estudando para definir qual será a quarta UBS a ter 12 horas de funcionamento”, afirmou. Além das unidades com o novo horário, os demais postos de saúde também serão beneficiados com o fortalecimento do RH, já que receberão os profissionais da Saúde para reforçar o atendimento aos munícipes.
CENTRO DE APOIO PSICOSSOCIAL
Atualmente, a unidade do CAPS é gerido por uma empresa terceirizada e com o remanejamento dos profissionais que atuam no Guido Guida, o contrato será suspenso, sendo assim, o atendimento do setor passa a ser realizado pelo RH do município. “Com está modificação, estaremos proporcionando uma economia mensal de R$ 300 mil aos cofres públicos e, consequentemente, uma redução de custo anual de R$ 3,6 milhões”, afirmou a secretária que enfatizou ainda que o atendimento na unidade manterá o mesmo horário de funcionamento, assim como os serviços oferecidos.