Início Cidades Expedição de Taubaté marca início do projeto de revitalização do Antigo Caminho do Ouro Paulista

Expedição de Taubaté marca início do projeto de revitalização do Antigo Caminho do Ouro Paulista

por Texto Divulgação

Na última segunda-feira (02), Taubaté foi o ponto de partida para um importante marco na valorização do patrimônio histórico e turístico da região: o Antigo Caminho do Ouro Paulista.

A Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo; de Educação; e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Taubaté) recepcionaram os secretários e diretores municipais de turismo, presidentes dos conselhos municipais de Lagoinha, Cunha e Tremembé, além de representantes do Legislativo estadual.

O objetivo da visita foi realizar a primeira viagem de reconhecimento dos trechos mapeados do Antigo Caminho do Ouro Paulista. A iniciativa uniu esforços entre municípios e lideranças regionais para identificar os atuais atrativos, pontos de apoio, acessos e outras potencialidades turísticas e culturais dos caminhos que, há séculos, foram percorridos pelos antigos bandeirantes e tropeiros que contribuíram para a formação e desenvolvimento econômico do Vale do Paraíba e da Serra do Mar.

O Projeto de Lei nº 94/2023, que reconhece o “Antigo Caminho do Ouro Paulista”, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em sessão extraordinária na terça-feira (27).

A aprovação do projeto e a organização desta expedição são frutos de uma iniciativa coletiva, que reuniu poder público, instituições públicas e privadas, especialistas e a sociedade civil em torno da valorização da memória e da promoção do turismo histórico-cultural.

Destacam-se, especialmente, as pesquisas pioneiras realizadas pela historiadora e servidora aposentada da Prefeitura de Taubaté, Sra. Lia Carolina Prado Alves Mariotto, e pelo servidor público e Guia de Turismo de Taubaté, Silesio Tomé. Ao longo de vários anos, ambos se dedicaram intensamente à coleta e análise de documentos históricos, realização de entrevistas, visitas a campo e expedições, permitindo a reconstrução precisa dos caminhos percorridos pelos antigos bandeirantes em nossa região.

De acordo com Regina Midori Fukashiro, diretora de turismo de Taubaté, “a expectativa é que, a partir desse reconhecimento, o Antigo Caminho do Ouro Paulista se torne um novo atrativo turístico, capaz de impulsionar a economia local, valorizar a cultura regional e fomentar práticas de turismo sustentável e responsável”.

Os próximos passos serão ditados pelos municípios em seus territórios até o anúncio oficial pelo Governo de Estado, do reconhecimento do Antigo Caminho do Ouro Paulista.

Postagens relacionadas