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Prefeito Ricardo Nunes apresenta primeiro ônibus elétrico superarticulado do sistema de transporte da capital

por Redação Gazeta Popular

Dois dias após entregar mais 120 ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte público, o prefeito Ricardo Nunes apresentou nesta sexta-feira (25) o primeiro ônibus superarticulado 100% elétrico da capital, que será incorporado à frota a partir de outubro. Durante a visita à fábrica Caio Induscar, em Botucatu (SP), o prefeito também conheceu o projeto de produção de ônibus abastecidos com biometano — combustível renovável gerado a partir do tratamento de resíduos orgânicos —, reforçando o compromisso da gestão com a mobilidade de baixa emissão e o enfrentamento das mudanças climáticas.

“Quando retiramos um ônibus a diesel de circulação, são 35 mil litros de diesel a menos por ano na cidade”, afirmou o prefeito. “Vim até Botucatu para conhecer de perto a produção da Caio e ver como são fabricados os ônibus elétricos. Temos que valorizar as empresas nacionais e acompanhar essa tecnologia de perto”, completou.

Atualmente, o sistema municipal conta com 841 ônibus movidos a energia limpa nos modelos básico e padron — maior frota de coletivos não poluentes do país, segundo a plataforma internacional E-Bus Radar.

O superarticulado apresentado é o primeiro de um lote de 60 unidades do modelo Caio Millennium eBRT, com chassi BYD e tecnologia de ponta. O veículo mede entre 21 e 23 metros e possui dois eixos traseiros, sendo um direcional, o que facilita manobras e reduz o diâmetro de giro. Além disso, o modelo se destaca por seus recursos de acessibilidade e segurança aprimorados em comparação ao articulado tradicional.

O compromisso com a sustentabilidade também se reflete no projeto do primeiro Corredor Verde da cidade, que será implantado na Avenida Nove de Julho, com a modernização de 12 estações de embarque e desembarque nas paradas Getúlio Vargas, José Maria Lisboa, Estados Unidos e Guianas.

As novas Estações Sustentáveis que integram o Corredor Verde serão equipadas com tecnologias que combinam conforto urbano e responsabilidade ambiental. Entre as inovações estão: geração de energia limpa com certificação internacional (I-REC), brises vegetados com resfriamento evaporativo, pintura cerâmica refletiva para reduzir o calor, coleta seletiva, sensores climáticos para monitoramento do microclima e câmeras integradas ao programa Smart Sampa. As estações também terão painéis digitais com informações climáticas e de itinerários em tempo real. Além disso, cerca de 4.300 m² de canteiros centrais serão revitalizados com paisagismo e plantio de mudas, transformando o espaço urbano em um ambiente mais verde, inteligente e acolhedor.

Biometano
Durante a visita à fábrica, o prefeito também conheceu a infraestrutura para produção de ônibus movidos a biometano. “São Paulo vai ser exemplo para o Brasil e para o mundo com o nível de tecnologia que essa empresa nacional oferece”, declarou.

Na quarta-feira, o prefeito já havia anunciado a publicação de um edital de chamamento público para fornecimento de biometano. Veja mais aqui. O modelo de abastecimento com biometano para a frota de ônibus funciona de forma integrada e prática: o gás renovável é produzido, canalizado e distribuído até as garagens das empresas operadoras, onde os veículos são abastecidos diretamente por meio de um sistema semelhante ao dos carros elétricos — basta conectá-los a um bico de injeção. Todo o processo é automatizado e ocorre na própria garagem, sem necessidade de deslocamento a postos externos, garantindo eficiência logística e contribuindo para a redução das emissões de poluentes no transporte público.

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