Na tarde desta terça-feira (23/11), autoridades, educadores, alunos e a comunidade participaram do evento que marcou o início das atividades dos CEIMs (Centros de Educação Infantil Municipal) Vereador José Marcos Gonçalves e Professora Leila de Queiroz Beneforti, em Jundiapeba. As unidades, com recursos sustentáveis, possuem dois berçários, sete salas e áreas administrativa e pedagógica.
“Valorizo e acredito no trabalho das entidades subvencionadas. Vamos manter esse trabalho e avançar cada vez mais. Temos de fato a educação como centro da gestão, não é só um prédio e números, são números que representam a qualidade de ensino. Além das creches temos que investir na infraestrutura do bairro para que as crianças cheguem com dignidade ás escolas”, disse o prefeito Caio Cunha, ao lado da presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Simone Margenet Cunha.
No último sábado (20/11), o distrito de Jundiapeba recebeu o Projeto Viva seu Bairro, um dia dedicado à zeladoria, ações de manutenção no distrito e oferta de serviços, com a participação de todas as secretarias municipais. Caio Cunha também anunciou que o distrito de Jundiapeba receberá uma unidade da Escola do Futuro, que atenderá o ensino fundamental Ciclo I e Ciclo II.
Início das atividades
Cada creche tem capacidade para atender 195 crianças em período integral. Os prédios foram entregues no final do ano passado. Neste ano, passaram por chamamento público para a definição das entidades responsáveis pela gestão das unidades em parceria com a Administração Municipal. O CEIM Vereador José Marcos Gonçalves é administrado pela entidade Lar da Criança Santa Rita de Cássia e o CEIM Professora Leila de Queiroz Beneforti pela Comunidade Sonho Meu.
As unidades receberam durante a solenidade a placa “Mogi Cidade Educativa”, que marca o novo momento da educação na cidade. “Se a educação não estiver no centro do desenvolvimento nenhuma cidade irá progredir e Mogi fez essa escolha ao entender que sem a educação não há outro caminho. Vamos a fazer a educação brilhar cada vez mais”, disse o secretário de Educação, André Stábile.
A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler destacou o compromisso da comunidade com a escola. “Convido vocês a participar da escola. Esse espaço não pode ser separado da comunidade. A escola e a comunidade devem ser uma coisa só”. O secretário adjunto de Educação Caio Callegari também participou do evento. As famílias dos patronos foram representadas por Newton Beneforti e Lilian Gonçalves.
A Câmara Municipal participou do evento. “Vejo, hoje, também estamos inaugurando sonhos, oportunidades de se desenvolver e mudar a história de sua família e também da cidade”, disse a presidente da Comissão de Educação, a vereadora Malu Fernandes. Estiveram presentes também os vereadores Eduardo Ota, que também integra a comissão, Osvaldo Antonio da Silva e Pedro Komura.