A cidade de Guarulhos alcançou, em junho, o menor índice mensal de roubos desde o início da série histórica da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2001. O feito é resultado de ações integradas da Prefeitura e da Guarda Civil Municipal (GCM), que intensificaram o patrulhamento preventivo e ampliaram os investimentos em segurança pública.
No segundo trimestre deste ano, os roubos caíram 21% em comparação com o mesmo período de 2024. Pela primeira vez, o município conseguiu manter, por dois meses consecutivos, o registro de menos de 350 ocorrências mensais. Em maio, o número de roubos a comércios e residências já havia despencado 24% em relação ao ano anterior. O roubo de cargas atingiu o nível mais baixo em um ano, enquanto os casos de veículos roubados tiveram queda de 28% em relação a junho de 2024.
A atual gestão recebeu a cidade com uma média de 500 roubos mensais e, desde então, vem implementando medidas para reverter esse cenário. Entre elas, destacam-se a entrega de 54 novas viaturas à GCM somente em 2025, a realização de operações conjuntas e a política de tolerância zero contra o crime.
Os resultados também aparecem em outros indicadores: neste ano, houve um aumento de 241,33% nas prisões, 133,72% nas apreensões de drogas e 1.100% na apreensão de armas de fogo, verdadeiras ou simuladas.
Esses números refletem a estratégia de aproximar a GCM da população e reforçar a sensação de segurança nas ruas. Para a Prefeitura, a meta é consolidar Guarulhos como referência em combate à criminalidade e garantir qualidade de vida à população.