Início Cidades Caminhada reúne mais de 200 pessoas em prol do aleitamento materno em Suzano

Caminhada reúne mais de 200 pessoas em prol do aleitamento materno em Suzano

por Redação Gazeta Popular

Evento da campanha Agosto Dourado destacou a importância da amamentação com mobilização de famílias, profissionais de saúde e autoridades no último sábado (23/08)

Mais de 200 pessoas participaram no último sábado (23/08) da 1ª Caminhada Solidária pelo Aleitamento Materno – Agosto Dourado, pelas ruas do centro de Suzano. A atividade, que contou também com doação de alimentos ao Fundo Social de Solidariedade, teve como ponto de partida o Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa e ganhou as vias públicas em um percurso simbólico, promovendo a conscientização sobre a importância da amamentação e reforçando o compromisso coletivo com a saúde materno-infantil, sendo encerrada na Praça João Pessoa.

Famílias, profissionais de saúde, autoridades e representantes da comunidade se uniram em uma programação marcada por momentos de integração e sensibilização. Antes da caminhada, houve alongamento coletivo, seguido da distribuição de água e frutas. Durante o trajeto, a predominância das cores branco e amarelo deu o tom de união e simbolismo da causa.

A responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital e Maternidade de Suzano (HMS), Juliane Stramaro, que também ajudou na organização, emocionou o público com seu depoimento. “Participar da Caminhada do Agosto Dourado foi emocionante. Foi lindo ver tantas famílias, profissionais e autoridades reunidos por um mesmo propósito: valorizar a amamentação. Como mãe e profissional, acredito que cada gesto de incentivo ao aleitamento materno é uma semente plantada para o futuro das nossas crianças. Caminhamos juntos, de coração aberto, e esse movimento mostrou que quando unimos forças, conseguimos transformar vidas”, afirmou.

Além do envolvimento da equipe técnica, representada pelo diretor do HMS, Ricardo Bricidio, pela pediatra Tamires Gonçalves e pela enfermeira Daniela Falleiros, a participação das autoridades reforçou a relevância do encontro. Estiveram presentes o vice-prefeito Said Raful, os secretários municipais Francisco Balbino (Segurança Cidadã), André Chiang (Meio Ambiente), César Braga (Controladoria Geral do Município) e Cintia Lira (Administração), o presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama, e os vereadores Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Josias Ferreira Silva, o Josias Mineiro; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; João Batista Nogueira de Azevedo, o João Sabugo; e Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG.

“O Agosto Dourado é um movimento que une informação e solidariedade. Caminhar ao lado das famílias e de profissionais de saúde foi uma forma de mostrar que todos nós temos responsabilidade em apoiar as mães nesse gesto de amor que é a amamentação. Suzano sai fortalecida quando caminha junto por uma causa tão importante”, destacou o vice-prefeito Said Raful, que estava ao lado de sua esposa, Eloisa Franco Cirino.

O secretário de Saúde de Suzano, Diego Ferreira, ressaltou o papel da conscientização contínua. “A Campanha Agosto Dourado é um período que nos lembra da responsabilidade em incentivar e proteger o aleitamento materno, mas a verdade é que esse compromisso deve estar presente durante todo o ano. Iniciativas como esta fortalecem nossa rede de apoio às mães e mostram que a Saúde é construída com informação, acolhimento e solidariedade”, declarou.

Por sua vez, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Déborah Raffoul Ishi, destacou a força da mobilização. “A caminhada foi um gesto de amor coletivo. Ver tantas famílias, servidores e representantes da sociedade caminhando lado a lado pela saúde das nossas crianças é algo que nos enche de esperança. Este é um tema que precisa ser tratado com carinho e informação, e o Fundo Social estará sempre à disposição para apoiar causas como essa”, disse.

Já o prefeito Pedro Ishi parabenizou a todos os envolvidos e reforçou a importância do trabalho em conjunto. “Foi emocionante acompanhar esta mobilização. O HMS, junto com nossa equipe da Secretaria de Saúde e o Fundo Social, conseguiu realizar um evento que certamente ficará na memória da cidade. A amamentação é um ato de amor que salva vidas, e cabe a nós, enquanto poder público, criar as condições para que as mães sejam apoiadas nesse momento tão especial”, afirmou.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Postagens relacionadas