Início Cidades Hospital Municipal de Mogi das Cruzes conquista nova certificação de qualidade em UTI

Hospital Municipal de Mogi das Cruzes conquista nova certificação de qualidade em UTI

por Redação Gazeta Popular

O prefeito em exercício Téo Cusatis anunciou, nesta quarta-feira (05/11), a nova certificação de qualidade conquistada pelo Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. A unidade recebeu o selo “Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho de UTI”, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Epimed Solutions, e foi selecionada para participar de um programa internacional de melhoria contínua.

O anúncio foi feito durante visita à unidade, com a presença da secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, do secretário adjunto de Saúde e Bem-Estar, Luiz Bot, da diretora-geral do Hospital, Amanda Corrêa da Cruz, da diretora técnica, Silvana Kesrouani, do coordenador da UTI, Gustavo Bittencourt, e do diretor assistencial, Leandro Carvalho.

“Essa conquista reflete o comprometimento e a competência das equipes do Hospital Municipal, que trabalham diariamente para garantir o melhor atendimento aos mogianos. É um reconhecimento que reforça o nosso compromisso com uma saúde pública de qualidade, eficiente e humana”, destacou o prefeito em exercício Téo Cusatis.

A cerimônia teve abertura com a secretária Rebeca Barufi, apresentação dos dados conduzida pelos médicos Silvana Kesrouani e Gustavo Bittencourt, e encerramento com o discurso do prefeito em exercício, seguido de entrevista coletiva à imprensa. Também estiveram presentes os vereadores Rodrigo Romão e Maurinho Despachante.

Reconhecimento
O selo integra o Projeto UTIs Brasileiras, o maior registro epidemiológico de unidades de terapia intensiva do mundo, reunindo cerca de 800 hospitais públicos e privados de todo o país.

Para conquistar a certificação, as instituições devem comprovar gestão eficiente de indicadores de qualidade e desempenho, conforme as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entre os critérios avaliados estão o tempo médio de internação, o uso racional de recursos assistenciais e as práticas de segurança do paciente.

“Esse reconhecimento é resultado de um trabalho técnico, responsável e humano, que prioriza a segurança e o cuidado com os pacientes. A Prefeitura de Mogi das Cruzes segue investindo na qualidade dos serviços hospitalares, com foco em resultados que transformem vidas”, afirmou Rebeca Barufi, secretária municipal de Saúde e Bem-Estar.

Programa internacional

Além da certificação, o Hospital Municipal foi selecionado para o Programa de Gestão de Melhoria Contínua, realizado pela Epimed em parceria com a Fundação Internacional 101 Endowment Fund.
Durante 12 meses, o hospital atuará no fortalecimento da gestão de indicadores clínicos, com foco em: segurança do paciente; otimização de recursos; e redução de eventos adversos.

Ao final do processo, as instituições que atingirem as metas estabelecidas receberão o Certificado Internacional de Reconhecimento pela Gestão da Melhoria Contínua.

Hospital Municipal

Inaugurado em 14 de junho de 2014, na gestão do ex-prefeito Marco Bertaiolli, quando o atual prefeito em exercício Téo Cusatis era secretário municipal de Saúde, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes é totalmente integrado ao Sistema Integrado de Saúde (SIS) e atende exclusivamente pelo SUS, sendo referência para o município e toda a região.

A unidade, gerenciada pela Fundação do ABC, conta com 69 leitos de internação, 10 de observação (Pronto Atendimento Infantil), 4 de emergência, e 10 de UTI adulto.

Hoje, o Pronto Atendimento Infantil faz uma média de 5.660 atendimentos mensais. Já o número de internações anual é de 519.

Postagens relacionadas