Iniciativa é parte de uma capacitação para agentes da região e marca os 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres
A comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, Rosemary Caxito, realizou uma palestra em Guarulhos sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha. O encontro, que reuniu profissionais da segurança pública de diversas cidades, fez parte de uma capacitação para atendimento às vítimas de violência doméstica, que teve início em 22 de novembro e segue até o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado nesta sexta-feira (10/12).
A iniciativa foi criada para dar destaque e conscientizar sobre os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, campanha internacional e anual em prol da prevenção e eliminação deste tipo de crime. Para promover o aperfeiçoamento das patrulhas, agentes municipais e gestores do Alto Tietê e da Região Metropolitana de São Paulo estão passando por atividades e formações em Guarulhos. A coordenadora do grupamento suzanense, Jaqueline Lima, também participa das aulas.
A convite das autoridades guarulhenses, Rosemary Caxito compartilhou sua experiência profissional e pontuou importantes aprendizados práticos aos presentes, adquiridos na rotina diária de mais de sete anos em defesa das mulheres. Com isso, foram abordadas ocorrências que a Patrulha Maria da Penha de Suzano solucionou, estatísticas de atendimento às vítimas e incidência de crimes, bem como os procedimentos que antecedem a prisão dos agressores e o posterior acompanhamento do público feminino, para garantir sua segurança e evitar reincidência.
A comandante explicou que sua participação teve como objetivo expandir os conhecimentos técnicos que vem sendo abordados na grade da capacitação. O convite para palestrar se deu em razão do diálogo e contribuição de Suzano para a construção da patrulha de Guarulhos em 2017. O programa municipal já serviu de modelo para sete cidades. Por fim, Rosemary agradeceu o convite e destacou a importância do combate à violência doméstica, um compromisso diário de todos.
Atualmente, cerca de 125 pessoas com a medida protetiva são assistidas pelo grupamento suzanense, que mantém contato periódico e está sempre à disposição para qualquer eventualidade. Todas as vítimas assistidas ainda contam com o aplicativo “Está acontecendo”. Por meio deste recurso, elas podem acionar uma viatura a qualquer momento e de qualquer lugar sempre que forem alvo de algum tipo de violência.
“As capacitações têm um papel fundamental para a formação dos agentes de segurança pública. São conhecimentos que agregam muito à nossa atividade, tanto no atendimento a vítimas como nas ruas. Fico feliz por ter contribuído com a formação de tantos colegas de farda e, em especial, pela participação de nossa coordenadora Jaqueline. O que foi aprendido aqui se refletirá em melhorias operacionais para a Patrulha suzanense”, concluiu Rosemary.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Patrulha Maria da Penha de Suzano, que inclusive foi reconhecida nacionalmente em 2018 pelos trabalhos de proteção a vítimas de violência doméstica e combate à reincidência dos agressores, com a conquista do Selo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FPSP) de Práticas Inovadoras.
A GCM de Suzano recebe denúncias pelo telefone (11) 4746-3297. Além deste contato, também é possível pedir auxílio pelo número exclusivo da Patrulha Maria da Penha, em (11) 4745-2150, ou pelo Disque Denúncia, no 180.