Iniciativa iniciou há duas semanas para uma maior segurança aos munícipes atendidos pela unidade que trata a saúde mental
A Secretaria de Saúde de Poá iniciou neste mês de janeiro o atendimento de telemedicina aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município. O serviço tem por objetivo agilizar e acompanhar os cuidados com os pacientes da saúde mental, por meio de chamadas de vídeo, para garantir uma maior segurança, visto que evita o deslocamento em meio à pandemia da Covid-19.
De acordo com a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, o projeto, idealizado pelos médicos Alessandra Pereira e Caio Dornelas, iniciou há duas semanas com uma boa aceitação dos pacientes que se encontram estáveis, de acordo com a avaliação médica. “O atendimento é feito pelos médicos responsáveis da unidade. A iniciativa é uma grande inovação para a rede e também irá servir como projeto piloto para uma futura implantação na Atenção Básica. Os pacientes não terão a necessidade de irem presencialmente até à unidade e, desta forma, o atendimento será ágil e mais seguro para eles”, ressaltou.
“O nosso objetivo com mais este serviço é melhorar o atendimento na saúde e ampliar a oportunidade, já que muitos pacientes não dão continuidade ao cuidado em saúde por ter a dificuldade do deslocamento até a unidade para o atendimento presencial, principalmente em um cenário de pandemia”, disse a médica e idealizadora do projeto da telemedicina no Caps, Alessandra Monteiro de Sousa Camargo Pereira.
O médico Caio Dornelas explicou também que o contato e suporte são voltados aos pacientes que já passaram pela consulta presencialmente, mas que ainda necessitam de um acompanhamento. Tudo é anexado ao seu prontuário de forma informatizada. “Com a implantação desta tecnologia, a expectativa é que diminuam os casos de paciente descompensados pela falta de acompanhamento médico, a ponto de reduzir a necessidade de hospitalização, provocada por doenças passíveis de serem controladas”, destacou.
Os responsáveis ressaltaram ainda que todo o processo só ocorrerá mediante a anuência do paciente e conta com diversos recursos de segurança, para preservação dos dados sigilosos do prontuário médico. O serviço não exclui a necessidade do atendimento presencial, mas se estabelece como sendo mais um dispositivo oferecido à população como método de prevenção e cuidado que servirá de suporte e alternativa de acesso a saúde pública.