Mônica Filippon Sato é destaque na categoria “Strongman” e defenderá título mundial em julho
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, recebeu a atleta suzanense Mônica Filippon Sato, atual campeã mundial de halterofilismo, em seu gabinete na segunda-feira (07/03). A esportista é destaque mundial na classe “Strongman” ao representar a cidade em várias competições, sendo atual detentora de recordes nacionais e internacionais de levantamento de peso. Durante a visita, Ashiuchi esteve acompanhado do vereador Artur Takayama e do marido da atleta, Daniel Sato, para parabenizá-la pela conquista e o convite para a defesa do título em julho.
No encontro, o chefe do Executivo foi apresentado à halterofilista que exibiu a medalha recebida pelo título mundial, assim como as camisetas confeccionadas para representar a atleta na busca pelo bicampeonato mundial em Ohio, nos Estados Unidos da América. Mônica atingiu grandes feitos em sua carreira no esporte, especialmente na modalidade “Strongman”, que envolve o levantamento e deslocamento máximo de peso.
Entre seus êxitos, a atleta foi campeã paulista e brasileira de levantamento de peso em 2018 e é a atual recordista sul-americana nas classes “Apollon”, “Log Lift” e “Dead Lift”, tendo levantado, respectivamente, 250, 86 e 205 quilos. Além destes, a suzanense é a atual bicampeã sul-americana e campeã do “Static Monsters World Championships”, torneio mundial da classe em 2021.
Devido a suas grandes campanhas recentes e do fato de ser a campeã vigente, Mônica foi convidada para participar da edição 2022 do evento que será realizado a partir do dia 23 de julho na cidade de Columbus, estado de Ohio, nos Estados Unidos. Na última edição do torneio, organizada em dezembro de 2021 por conta da pandemia da Covid-19, a atleta suzanense ergueu a maior quantidade total de peso na classe master feminina somando todas as provas, ostentando a marca de 336 quilos erguidos, 18,5 quilos a mais que a norte-americana vice-campeã, Anna Tapper.
Para Mônica, a possibilidade de voltar a uma disputa de nível mundial é sempre gratificante e espera contar com o apoio da cidade na competição no meio do ano. “Agradeço muito ao prefeito e ao vereador pela recepção. Levar o nome da minha cidade e ser reconhecida por isso é um orgulho muito grande”, relatou.
Segundo o vereador Artur Takayama, a levantadora de peso tem chance de fazer história mais uma vez, levando o nome da cidade ao topo da categoria novamente. “Como suzanense, tenho prazer de ajudar a divulgar os representantes da cidade no esporte. A Mônica terá essa oportunidade de disputar um título mundial e estou na torcida por ela”, comentou.
De acordo com o chefe do Executivo suzanense, a disputa pelo bicampeonato mundial de Mônica mostra a veia esportiva que sempre notabilizou o município. “A cidade de Suzano vem conquistando muitos êxitos na área esportiva, tanto de forma coletiva como individual. Sem dúvida, grande parte disso são os atletas como a Mônica, uma campeã mundial que orgulha nosso querido município com muita competência e perseverança, sendo essas as marcas de um grande competidor. Desejo o melhor para a Mônica e seu marido Daniel e que essa defesa de título nos Estados Unidos seja bem-sucedida”, afirmou.