Home Cidades Supermercados de Itaquá vão estampar ‘disk denúncia’ de violência doméstica em suas sacolas

Supermercados de Itaquá vão estampar ‘disk denúncia’ de violência doméstica em suas sacolas

por Douglas Spada

Com a necessidade de oferecer suporte, orientação e mostrar onde buscar socorro em casos de violência doméstica, a Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba, em parceria com a de Desenvolvimento Econômico, propôs aos comerciantes da cidade que imprimam em materiais publicitários, como sacolas, informações úteis de onde denunciar. Os supermercados Veran, Nagumo, Comercial Esperança, Takahashi e Davó abraçaram a causa.

A parceria tem como objetivo alertar as vítimas de quais são as maneiras de pedir socorro, enquanto para o agressor é um aviso de que há uma rede de combate à violência na cidade e fora dela. “Os comerciantes são nossos parceiros e abraçaram a ideia. É mais um passo em prol das mulheres”, disse a secretária de Políticas para Mulheres, Hadla Issa.

Na arte consta o contato da Central de Atendimento à Mulher (180), Polícia Militar (190), GCM (153), Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (4753-5291), CREAS (4732-0637 e 2470-5229) e o endereço da Delegacia de Defesa da Mulher (rua João Barbosa de Moraes, 448 – Vila Zeferina).

A DDM, inaugurada há exatamente um ano, no Dia Internacional da Mulher, realizou 1.002 boletins de ocorrência em 2021 e, nos dois primeiros meses deste ano, foram 233. Também este ano, a Ronda de Proteção à Mulher recebeu 158 pedidos de medidas protetivas do Judiciário e mais de 200 mulheres já foram assistidas pela Secretaria de Políticas para Mulheres.

Atendimento psicológico, entrevista com a assistente social, encaminhamento das vítimas para hotéis em casos de urgências, ou mesmo para a DDM, são alguns dos serviços que a secretaria oferece. “O importante é dar assistência à mulher vítima de violência doméstica e familiar, bem como seus filhos menores”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

A responsabilidade social das empresas faz toda a diferença quando o assunto é segurança, por isso a importância do diálogo constante com comércios e empresas de todos os segmentos. “Sabemos o quanto o crescimento econômico é importante, mas é fundamental que estejamos atentos às necessidades que a nossa cidade possui na área social”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Luciano Dávila.

Postagens relacionadas