Celebrado em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi marcado com uma programação especial nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) de Ferraz de Vasconcelos nesta semana. As ações reuniram mães, pais, responsáveis e educadores da rede com o objetivo de informar, orientar e conscientizar a população sobre o transtorno do espectro autista.
Os debates abordaram questões importantes sobre a condição neurológica do autismo, marcada por dificuldades no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social.
Mitos e verdades foram esclarecidos na escola Sylvia da Silveira, na Vila Margarida, pela psicopedagoga, Eugenia Maria, e a psicóloga, Edna Carvalho. Cerca de 12 mães participaram do encontro e falaram sobre a importância do acompanhamento profissional e do apoio da família na socialização das crianças com o espectro.
“Nossa meta é sensibilizar a população para a inclusão e respeito das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o TEA. Por isso, precisamos lidar com isso e entender cada vez mais”, destacou a diretora da unidade, Cláudia Canda.
Já no Parque Dourado na Emeb Sara Tineue, mães e convidadas participaram de um bate-papo educativo e trocaram experiências com a coordenadora Elaine Azevedo. “O universo autista é o mesmo de todas as pessoas. Porém, eles sentem e interagem de uma forma diferente, devido à sensibilidade alterada. Essa data é necessária porque precisamos de um olhar diferente para acolher, abraçar e para que nossos espaços sejam inclusivos”, afirma a diretora Izabel Soares.