Na segunda parte da entrevista exclusiva sobre os 73 anos da cidade de Suzano, o prefeito Rodrigo Ashiuchi, foi questionado sobre assuntos políticos e com o é do seu estilo não deixou de responder a nenhuma das perguntas. Inicialmente, o prefeito o Gazeta perguntou ao prefeito sobre a sua parceria e apoio ao pré-candidato ao governo do Estado (que acaba de assumir o Palácio dos Bandeirantes – na vaga de João Doria) Rodrigo Garcia para a eleição deste ano. Desde o ano passado o prefeito de Suzano indicava que pretendia apoiar Rodrigo Garcia que concorrerá pelo PSDB, mas nas últimas semanas houveram muitas mudanças partidárias, situação essa que poderia forçar Ashiuchi a ficar neutro ou ter de apoiar um outro candidato ao governo de SP. As principais mudanças partidárias foi o ingresso do presidente Bolsonaro no PL, a confirmação de que o ministro Tarcisio de Freitas será candidato do governo paulista pelo Republicanos com um possível vice do PL. Ashiuchi destacou que é um homem de partido, mas que também é um homem de palavra e que irá honrar compromissos assumidos com Rodrigo Garcia: “Meu apoio pessoal vai para o Rodrigo Garcia pois acredito em seu trabalho e em seu projeto para continuar fazendo o Estado se desenvolver”. Ashiuchi também foi questionado sobre o se futuro político e sobre a sua sucessão no comando da prefeitura, sendo que a eleição municipal será em outubro de 2024. Sobre fazer ou não um sucessor, Ashiuchi revelou que pretende sim garantir que alguma liderança política de sua confiança de continuidade ao trabalho (muito bem avaliado pela população) a partir de 2025. Ele observou que os nomes que estão sendo cogitados para ter o seu apoio em 2024 (como os secretários Pedro Ishi e Alex) tem chances de serem os escolhidos e citou que ao menos dois empresários também estão em uma pré-lista de possíveis indicados à sua sucessão.
Concorrer para o governo de SP ou Senado e retornar à prefeitura em 2029
O prefeito susanense observou durante a entrevista que é bastante jovem e que tem como meta continuar contribuindo para o desenvolvimento de Suzano, da região e de todo o Estado. Ashiuchi lembrou que ele e nem a esposa Larissa Ashiuchi poderão concorrer à prefeitura em 2024, mas que pretende se preparar para novos desafios políticos: “Ainda sou jovem e quero continuar trabalhando, vou ficar à disposição do partido (PL) e poderei concorrer para o governo do Estado ou para o Senado; mas é fundamental destacar que isso são metas e projeções, neste momento estou 100% focado em continuar fazendo a cidade de Suzano crescer”, afirmou o prefeito que não descartou retornar ao comando da prefeitura mais lá na frente. Ele sinalizou ainda que a sua esposa Larissa também seria uma boa pré-candidata para 2029.
Prefeito destaca o compromisso do Gazeta com o bom jornalismo e com Suzano
Na parte final da entrevista exclusiva que concedeu ao Gazeta, o prefeito de Suzano elogiou o trabalho desenvolvido pelo jornal que desde o ano passado é distribuído duas vezes por semana e destacou o compromisso da direção do Gazeta com a informação de qualidade e o combate as fake News. Ashiuchi também ressaltou o comprometimento da família Spada (Carlos Spada, pai do gestor do Gazeta, Douglas Spada, foi quem fundou o Gazeta no início da década de 1980) com o bom jornalismo e com a cidade de Suzano. O prefeito susanense reforçou o convite para que todos participem da programação do aniversário que começará com uma missa na manhã deste sábado, dia 2, e desejou muita saúde e alegrias à todos os susanenses.
Em um entrevista coletiva concedida para mais de 20 veículos de imprensa de Suzano e da região o prefeito Ashiuchi confirmou todas as informações antecipadas ao Gazeta de forma exclusiva, em especial a informação de que a tarifa do transporte público custará a metade do preço, ou seja, R$ 2,50 para facilitar o acesso das famílias ao Parque Max Feffer um sábado com muita cultura, esporte, gastronomia e celebração aos 73 anos do município.