A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba promoveu, na quarta-feira (13), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, realizada no campus da Univeritas. A ação contou com a presença de profissionais da saúde, gestores, educadores e da população em geral.
Ao longo do encontro, os participantes puderam propor e discutir diretrizes para a formulação de políticas públicas na área e melhorias que impactem o dia a dia da saúde no município.
Com discussões em torno da temática “Política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a conferência foi finalizada com saldo positivo.
“Se trata de um momento importante para a nossa cidade. A saúde de Itaquá está finalmente sendo pautada com a atenção que merece e nossa primeira conferência reforça isso. É a hora de discutirmos as principais demandas e, com a participação de todos, se torna mais fácil”, contou a secretária de Saúde, Ariana Julião.
Além de elencar as prioridades a serem aplicadas, a ocasião também foi importante para definir os delegados titulares e os suplentes que representarão Itaquá na conferência estadual.
Para isso, foram debatidos variados assuntos, como o cuidado em liberdade como direito à cidadania, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental, a política e os impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.
“Estamos focados em melhorar o atendimento e aos poucos estamos conseguindo fazer isso. Um atendimento de qualidade começa sempre com o cuidado dos nossos profissionais e nada mais justo do que ter eles e a população participando desse debate”, declarou o prefeito Eduardo Boigues.