A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos irá realizar na sexta-feira, 29, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. Sob o tema: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, o assunto será debatido entre os trabalhadores da saúde, representantes do terceiro setor e população em geral, das 8 às 16 horas, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Paz, na Rua Getúlio Vargas, 250, no Centro.
Durante a conferência, haverá ainda o debate distribuído em 4 eixos que seguirão as seguintes temáticas: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, integralidade e equidade e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
O tema ganha ainda mais destaque após o tempo de confinamento que a população, em geral, teve de se submeter para controlar a pandemia o que desencadeou vários transtornos e doenças psicológicas. “A sociedade está voltando a um novo normal pós-pandemia que deixou um lastro de sequelas e é preciso darmos uma atenção especial e promover o debate sob a nossa atuação”, destacou o secretário de Saúde, Clécio Gonçalves