A 1ª Conferência de Saúde Mental de Ferraz de Vasconcelos aconteceu ao longo da sexta-feira, 29, e reuniu profissionais da rede municipal, usuários do serviço. Sob o tema “Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, os participantes formularam propostas que entrarão na lista de prioridades da pasta.
A abertura teve a presença do secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Balke, e do presidente do Conselho Municipal da Saúde, José Juvenal dos Santos, o Juca. A palestra ficou por conta da psicóloga, especialista em educação em saúde e reabilitação, Dulcineia Gomes de Sena Ramos.
Os participantes puderam debater 4 eixos temáticos que estão ligados à saúde mental. Houve discussão e formulação de propostas que serão encaminhadas para as etapas regional, estadual e nacional, se aprovadas. Nas sugestões que dizem respeito a iniciativas da administração municipal, elas passarão a figurar na lista de prioridades da pasta.
O secretário de Saúde destacou a importância do tema sob a ótica do ranking de consumo de medicamentos que denotam a saúde mental dos brasileiros. “Somos um dos países que mais consomem remédios no mundo. Precisamos ter esse olhar sensível aos nossos pacientes e debater medidas que possam prevenir, tratar e acompanhá-los de maneira digna. Estamos ainda vivendo uma situação de pandemia que trouxe sequelas ainda desconhecidas, mas que precisam de ações urgentes”, pontuou Gonçalves.