Rede de ensino conta com 870 câmeras conectadas à Central de Segurança Integrada (CSI)
A Secretaria Municipal Educação concluiu a instalação de câmeras de monitoramento em todas as 74 escolas municipais de Suzano e na sede da pasta. Cada unidade recebeu de 8 a 12 câmeras conectadas à Central de Segurança Integrada (CSI), totalizando 870 equipamentos de imagem. Além disso, as unidades também contam com o “Botão de Pânico” e rondas. O objetivo é garantir mais tranquilidade, segurança e qualidade no ensino.
A instalação dos equipamentos é fruto de recursos próprios municipais, contemplando o custeio mensal para a manutenção das câmeras, botão de pânico, e rondas com moto e carro, contando com o apoio de seis equipes operacionais por turno.
Até então, apenas algumas escolas tinham câmeras internas por iniciativa própria. Com os novos equipamentos, todas as 74 unidades municipais foram contempladas, garantindo maior segurança aos alunos e funcionários. De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, o trabalho é importante para que todos se sintam seguros para desempenhar suas atividades.
“As câmeras estão em ambientes estratégicos, sendo que as imagens são conectadas à CSI e acompanhadas por agentes capacitados para esse trabalho junto à Educação. Em relação ao dispositivo ‘Botão de Pânico’, que pode ser acionado em caso de urgência, eles estão sendo redistribuídos às unidades com orientação individual a cada escola sobre a utilização e funcionalidade da ferramenta”, explicou.
O chefe da pasta ainda reforçou o caráter preventivo dos equipamentos e comentou sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas junto aos alunos. “A ‘Cultura de Paz’ é um assunto que entrou de vez para nossa pauta na Educação de Suzano. Esse é um tema constantemente presente nas escolas, por meio de atividades em sala. A ideia é fazer com que todos os valores compreendidos em aula sejam também levados para casa, na convivência com a família e amigos. Com a conscientização e a segurança se fazendo presente, o objetivo é prevenir casos de violência escolar e outras ocorrências”.