Seguindo determinações do Governo do Estado, município começou a aplicar a 3ª dose da vacina no público de 12 a 17 anos
A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na segunda-feira (30) a aplicação da dose de reforço (3ª dose) contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos.
A vacinação deste público está ocorrendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Dulce e Lambari, das 9 às 15 horas, e na Unidade de Vacinação do Nogueira, das 9 às 17h30.
A dose de reforço pode ser aplicada após 4 meses do recebimento da segunda dose. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas.
Antes, apenas a população adulta (com mais de 18 anos) estava apta a receber a 3ª dose do imunizante, seguindo as determinações do governo do Estado. A liberação para o público jovem também acompanha o Plano Estadual de Vacinação, contra o coronavírus.
“Seguimos avançando na vacinação contra a Covid-19 em Guararema e acompanhando o planejamento Estadual e Federal que norteia a Campanha de Vacinação Contra o Coronavírus”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. “Pedimos que os jovens de 12 a 17 anos que estão aptos a receber a dose de reforço, que venham até os postos de vacinação e completem o esquema vacinal”, completa.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 teve início em 21 de janeiro em Guararema e, desde então, vem seguindo rigorosamente os planos estadual e federal de imunização. Com isso, o município vem figurando como uma das cidades de maior cobertura vacinal em toda a região.
De acordo com números do Governo do Estado, em março deste ano, Guararema ainda figurava como a cidade com maior cobertura vacinal do Alto Tietê, parte pelos esforços da Administração Pública em ofertar as doses de forma mais facilitada, parte pela conscientização da população que entendeu a importância da vacinação contra o coronavírus.
Domingão da Vacinação
No último domingo (29), a Prefeitura de Guararema realizou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Domingão de Vacinação, para imunização de pessoas contra a Influenza (Gripe) e Covid-19.
Na oportunidade, 295 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 e 285 vacinas contra a Gripe foram aplicadas.
A ação vacinou diferentes grupos contra as doenças em quatro pontos do município: no Estacionamento do Pau D’Alho, na Central de Vacinação Nogueira, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Dulce e na UBS Lambari.
O público-alvo da vacinação contra a Influenza foi idosos, trabalhadores de saúde, crianças maiores de 6 meses até menores de 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, caminhoneiros de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores das forças armadas, segurança e salvamento. Já contra a Covid-19 puderam se vacinar adultos e crianças acima de 5 anos com qualquer dose.