Evento promovido pelo Condemat em Mogi das Cruzes compõe programação do mês do Meio Ambiente
A Prefeitura de Suzano marcou presença no seminário “Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático”, promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), na quarta e quinta-feira (01 e 02/06). O evento reuniu especialistas no assunto, contando com representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Planejamento Urbano e Habitação. A atividade faz parte da programação “Suzano + Verde”, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no domingo (05/06).
O evento, sediado na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), foi prestigiado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, e pelo titular da pasta de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira. A abertura do seminário também contou com as presenças do secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, e dos prefeitos Gustavo Henric Costa, o Guti, de Guarulhos, e que também preside o Condemat; Caio Cunha, de Mogi das Cruzes; Priscila Gambale, de Ferraz de Vasconcelos; e Vanderlon Gomes, de Salesópolis.
O ciclo de palestras também trouxe a colaboração dos diretores suzanenses Solange Wuo, coordenadora da Câmara Técnica de Meio Ambiente, e Miguel Reis, coordenador da Câmara Técnica de Habitação. A programação do seminário teve o objetivo de extrair debates e propostas de trabalho para Suzano e região, por meio do conteúdo compartilhado junto a gestores públicos, pesquisadores e acadêmicos.
O evento contou com os painéis “Risco Climático e Desastres Urbanos”, com a participação do ex-diretor do Ministério das Cidades Celso Santos Carvalho, e do pesquisador da Universidade Federal do ABC (UFABC) Rodolfo Baesso Moura; “Regularização fundiária: alternativa em áreas frágeis”, com o coordenador do programa estadual Cidade Legal, Eric Vieira, e a assistente social especialista em Urbanismo Social e Direito Imobiliário, Notarial e Registral Marcia Terlizzi; “Os impactos do risco climático na agricultura e pecuária”, com a chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio Ambiente, Ana Paula Contador Packer, e o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Samuel de Mello Pinto; “Biodiversidade e mudança climática”, com as especialistas ambientais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente Jussara de Lima Carvalho e Cláudia Beltrame Porto, além do especialista em Direito Constitucional e membro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) Alexandre Tortorella Mandl.
O público também pôde conferir a palestra “Os desafios da gestão do território e a política pública de sustentabilidade”, com o professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e relator do Plano Diretor de São Paulo, Nabil Bonduki.
A diretora Solange Wuo enalteceu a iniciativa e destacou a importância do mês de junho para a pasta. “O seminário foi uma grande oportunidade para os gestores se capacitarem sobre o tema central e levantarem propostas quanto à prevenção de desastres e a preservação ambiental. Neste mês, temos a programação ‘Suzano + Verde’ com uma série de ações que visam reforçar o compromisso da cidade com o meio ambiente”, disse.