Evento foi realizado a partir de uma parceria entre o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo
O Anfiteatro Orlando Digenova, localizado no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, recebeu na tarde da última segunda-feira (06/06) a apresentação “O trabalho dos conselhos municipais na preservação do patrimônio material e imaterial”. O evento contou com a participação de cerca de 50 pessoas e foi realizado a partir de uma parceria entre o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Suzano, ligado à Secretaria de Cultura de Suzano, e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) – Regional de Mogi das Cruzes.
“O objetivo da reunião foi orientar e trocar experiências sobre a prática de preservação, desde suas políticas públicas até a atuação do arquiteto no projeto de restauro e conservação, bem como sua relação com a sociedade”, informou a coordenadora da entidade de classe, Simone Ikeda. Também foi abordado sobre as atuais ações da Comissão de Patrimônio Cultural (CPC) do CAU/SP, com foco no manual de “Orientação às Políticas Municipais de Preservação do Patrimônio Cultural” e no manual de “Orientação ao exercício profissional em patrimônio cultural’, ambos em revisão e estruturação.
De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Cultura, Amaury Rodrigues, várias parcerias podem ser realizadas entre Suzano e outras entidades graças ao evento ocorrido na última segunda-feira. “Foi bastante proveitoso porque recebemos diversos representantes de associações, como grupos de movimentos de igualdade social. Recebemos também integrantes do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Mogi das Cruzes. Com o evento poderemos realizar parcerias com entidades ligadas a este tipo de segmento”, avaliou.
Ainda de acordo com o diretor, o CAU/SP poderia ter escolhido outras cidades para realizar esta apresentação. “Nos dá muito orgulho em saber que Suzano foi escolhida para realizar este evento. Várias outras cidades poderiam ter recebido esta iniciativa, mas a entidade preferiu Suzano”.
O secretário de Cultura de Suzano, o vice-prefeito Walmir Pinto, também participou do evento representando o prefeito Rodrigo Ashiuchi. Ele disse que a administração municipal pretende estreitar mais as relações com o CAU/SP. “Já existe uma parceria bem-sucedida da Secretaria Planejamento Urbano com o CAU, e agora queremos também que isso seja estendido à Secretaria de Cultura”, definiu.
Também estiveram presentes no evento a representante da vice-presidente da CAU/SP, Poliana Risso; a assessora Bárbara Guelfi; a integrante da CPC Bruna Fregonezi; e o membro do conselho diretor da entidade Fernando Querido.