A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou na quinta-feira (30/6) o Centro de Convenções e Eventos, que foi construído no Parque Leon Feffer. Com investimento de R$ 2.519.416,68, o equipamento tem 1.080 metros quadrados e será um novo espaço para receber eventos da programação cultural, de lazer e negócios de Mogi das Cruzes. Os recursos para a obra são do Ministério do Turismo.
O prefeito Caio Cunha e a vice Priscila Yamagami Kähler receberam autoridades e apresentaram a obra. Estiveram no local o presidente da Câmara, Marcos Furlan, e os vereadores Carlos Lukareski, Edson Alexandre Pereira, o Edinho do Salão, Eduardo Ota e Milton Lins, o Bi Gêmeos, além de secretários municipais.
“O Centro de Convenções e Eventos é um novo espaço que vai receber atividades culturais, artísticas, de lazer e também exposições e feiras. Além de ser uma conquista para a cidade, também vai fomentar o turismo e toda a cadeia econômica, como hotéis, restaurantes e prestadores de serviços ligados à área”, afirmou o prefeito Caio Cunha.
O equipamento foi construído próximo ao estacionamento e conta com dois blocos, sendo um grande salão de eventos com altura interna livre (pé-direito) de 6,25 metros e área de 750 metros quadrados, além de um bloco mais baixo para as áreas de apoio. Esse segundo bloco possui entrada coberta, hall e sanitários públicos (com acessibilidade), cozinha, depósito e vestiários de funcionários.
Com a inauguração do Centro de Convenções, o Parque Leon Feffer naturalmente receberá mais eventos, o que estimulará os setores cultural, de lazer e de negócios. Esse incremento também atrairá mais público ao espaço, o que contribuirá para o aquecimento da economia. A conclusão da obra tornará o Leon Feffer um espaço capaz de conciliar eventos com sua vocação natural de preservação ambiental.
O parque faz parte da Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê, ocupa uma área de 26 hectares e abriga também o Viveiro de Mudas de Mogi das Cruzes. Possui uma rica vegetação que margeia o Rio Tietê, que forma corredores ecológicos, ligando-se a outros fragmentos de floresta. Entre as espécies encontradas no local estão ipês, maricá, ingá, aroeira, angico, araçá, cambuci e figueira-branca. A fauna local inclui aves, capivaras e o ratão-do-banhado.
O parque conta também com equipamentos para atividades físicas e artísticas. São quiosques, campo de futebol, campo de futebol de areia, quadras poliesportivas, quadras de voleibol, pista de skate, playgrounds, lago e trilha para caminhada.
Pista de Pump Track
Na sexta-feira (1º/7), será inaugurada no Parque Leon Feffer a Pista Pump Track. Será o segundo equipamento do tipo: o primeiro foi entregue no Parque Botyra Camorim Gatti, no dia 23 de maio. A estrutura é destinada principalmente ao uso de bicicletas BMX e proporciona aos ciclistas amadores uma série de curvas e rampas, nas quais é possível treinar manobras. O investimento nas duas pistas foi de R$ 427.628,94, com recursos do Governo do Estado, por meio do Programa Município de Interesse Turístico (MIT).