Atividade faz parte do acordo de cooperação técnica firmado entre o CONDEMAT e SIMA
Gestores da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e membros de cooperativas de catadores de materiais recicláveis participaram hoje (21/07) de capacitação da Plataforma de Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA).
Os municípios do CONDEMAT foram escolhidos para a primeira capacitação na plataforma, que foi lançada no mês passado e reúne três iniciativas da secretaria estadual para a gestão de resíduos sólidos voltadas às prefeituras (SIGOR Reciclagem – Interface Prefeituras – Índice de Gestão de Resíduos – IGR e IRS do ICMS Ambiental) e às entidades de catadores (SIGOR Reciclagem – Interface Catadores).
A atividade é mais um fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o CONDEMAT e a SIMA, por meio do CIRS – Comitê de Integração de Resíduos Sólidos, em 2017. De lá para cá o consórcio vem participando de capacitações continuadas e projetos-pilotos que serão ampliados para todo o Estado.
“Nossa região vem atuando fortemente na questão dos resíduos sólidos, capacitando cada vez mais os técnicos municipais e os catadores das Cooperativas parceiras, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas da coleta seletiva solidária, que une o social, econômico e ambiental, além de atender vários ODS, disse a coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Solange Wuo.
Durante a capacitação, gestores municipais e representantes de cooperativas acessaram o sistema e conheceram suas funcionalidades, bem como foram orientados a realizarem os preenchimentos dos questionários que vão nortear o Estado na elaboração de políticas públicas.
“Esta plataforma permite o acompanhamento da coleta seletiva e reciclagem no Estado, além de contribuir para inclusão dos catadores na gestão integrada de resíduos sólidos e melhoria dos serviços públicos prestados pelas prefeituras”, disse a especialista ambiental da SIMA, Ana Maria Neves.
Participaram da capacitação técnicos das prefeituras do CONDEMAT, além de representantes da Ancat – Associação Nacional dos Catadores; Cora (Arujá); Cooperalto (Biritiba Mirim); Guararecicla (Guararema); Recicla Mais (Guarulhos); Sinergia Brasil (Guarulhos); Associação dos Catadores do Alto Tietê (Guarulhos); Rede Cata Sampa (Mogi das Cruzes); Cooperares (Salesópolis); Impacto (Santa Isabel) e Univence (Suzano).