Para promover a história e cultura afro-brasileira na grade escolar, a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos realizou a 2ª formação continuada do projeto Cultura Afro-Brasileira. O encontro ocorreu na quarta-feira (27) e reuniu professores que serão multiplicadores da temática. Ao todo, 64 profissionais foram formados.
A iniciativa já começou em todas as 64 escolas da rede, para que os alunos conheçam sua identidade e promovam uma cultura antirracista. A coordenadoria pedagógica indicou os livros e conteúdos que estão sendo utilizados em aula.
Desse modo, as atividades ensinam os caminhos para a construção de uma educação multicultural com diferentes perspectivas, a partir de temas como consciência política e histórica, ensino com experiências de vida, perspectiva positiva da negritude, respeito ao outro com valorização da diversidade, entre outros.
“Estamos muito felizes com a participação dos professores, pois ações como essa precisam ser promovidas anualmente e não apenas em datas específicas”, afirma a titular da pasta, Paula Trevizolli.
O projeto também realizará uma exposição especial na Semana da Cultura Afro-Brasileira, entre os dias 16 e 18 de novembro. Nesse sentido, cada unidade ficou responsável pela criação de conteúdo sobre uma personalidade da cultura afro-brasileira para serem apresentados na mostra.