Em uma ação realizada no sábado (6), 189 pacientes da rede municipal de saúde que estavam à espera de consulta pré-operatória foram atendidos. Todos esses casos referem-se a cirurgias de hérnia e vesícula. Uma parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado possibilitou que a cidade entrasse no programa de mutirão. Ressalta-se que a Secretaria de Saúde convocou 250 pacientes, mas houve a falta de cerca de 30%.
Sete médicos do Estado atuaram das 9 às 14 horas no Centro de Especialidades Médicas (CEM) para atendimento dos pacientes. No caso em que a cirurgia foi autorizada, o paciente já recebia as guias com os pedidos de exames pré-operatórios que eram agendados na mesma hora. Dessa forma, todo o procedimento para a cirurgia foi realizado. O passo seguinte é o retorno dos exames e agendamento da cirurgia.
Devido a pandemia, muitos procedimentos tiveram de ser interrompidos, o que ocasionou uma espera além do normal. Mas, a Secretaria de Saúde tem intensificado a oferta de atendimento médico com o programa Fila Zero, que tem acabado com a espera em exames e consultas.
A prefeita Priscila Gambale esteve no CEM para verificar o andamento dos atendimentos. “O que foi oferecido aqui nunca havia acontecido na cidade. A ação de hoje já atende o paciente por completo, com atendimento médico, avaliação e todo o encaminhamento para exames. Isso vai proporcionar muita agilidade e mais qualidade de vida aos nossos ferrazenses”.