Serviços para modernização do processo de tratamento de água no município serão realizados durante interrupção. Segundo o Semae, a previsão é que o abastecimento seja normalizado de forma gradativa no decorrer da noite ou da madrugada seguinte.
O abastecimento de água será interrompido em 70 bairros de Mogi das Cruzes nesta terça-feira (13) para que sejam realizadas intervenções que integram as obras de reforma dos filtros e de modernização do processo de tratamento de água.
O Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) irá interromper a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro. Devido aos serviços, a distribuição de água será suspensa das 6h às 19h.
De acordo com o Semae, a previsão é que o abastecimento seja normalizado de forma gradativa no decorrer da noite ou da madrugada seguinte. A autarquia irá aproveitar a paralisação para também fazer uma manutenção preventiva na ETA e no reservatório da Vila Natal.
Além da reforma dos filtros, será instalada uma linha de ar para retrolavagem, com automação do processo da ETA Centro. O objetivo é modernizar os procedimentos e prolongar a vida útil dos filtros, que são estruturas importantes para garantia de ainda mais qualidade no tratamento.
A obra inclui a reforma da estrutura e impermeabilização de filtros, trocas de válvulas de descarga e instalação de equipamentos de automação, como transmissores de nível, painéis de comando, infraestrutura de cabeamento e comunicação de dados, entre outros.
Já a manutenção preventiva irá incluir a troca de válvulas de filtros, limpeza e desinfecção de reservatório, intervenções no sistema de bombeamento e instalação de medidor de vazão.
Moradores que possuem caixa d’água em casa não devem ter a rotina afetada. Ter um reservatório é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção ou outras intervenções que exijam a interrupção da distribuição de água.
A reserva de 200 litros para cada morador é suficiente. Uma casa com cinco pessoas, por exemplo, deve ter uma caixa com capacidade para mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas sem fornecimento de água da rua. Ainda assim, o Semae recomenda que os moradores economizem água, evitando a lavagem de carros e quintais e o desperdício em tarefas domésticas essenciais como a lavagem de louças e de roupas, além de reduzir o tempo de banho.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.
Confira a lista de bairros afetados
- Alto da Boa Vista
- Alto da Glória
- Alto do Ipiranga
- Caixa d’Água Velha
- Caminho do Mar
- Centro
- Chácara das Flores
- Cidade Jardim
- Conjunto Álvaro Bovolenta
- Conjunto Cocuera
- Conjunto Nova Bertioga
- Conjunto São Sebastião
- Conjunto Seki
- Conjunto Thaysa
- Estância dos Reis
- Jardim Aracy
- Jardim Armênia
- Jardim Avenida
- Jardim Camila
- Jardim Jussara
- Jardim Nair
- Jardim Nathalie
- Jardim Náutico
- Jardim Paulista
- Jardim Primavera
- Jardim Rodeio
- Jardim Rubi
- Jardim Santa Carolina
- Jardim Santista
- Jardim São Francisco
- Jardim Veneza
- Jardins do Paraíso
- Loteamento Alvorada
- Loteamento João Villanova
- Mogilar
- Mogi Moderno
- Nova Mogilar
- Nova Estância
- Parque Monte Líbano
- Parque Morumbi
- Parque Residencial Itapeti
- Ponte Grande
- Real Park
- Residencial Algarve
- Residencial Nair
- Socorro
- Vila Áurea Maria
- Vila Avignon
- Vila Brasileira
- Vila Caputera
- Vila Celeste
- Vila Cidinha
- Vila da Prata
- Vila Flávio
- Vila Jafet
- Vila Melchizedec
- Vila Nancy
- Vila Natal
- Vila Nova União
- Vila Oliveira
- Vila Partênio
- Vila Pomar
- Vila Ressaca
- Vila Rubens
- Vila São Francisco
- Vila São João
- Vila São Sebastião
- Vila Sarah Avignon
- Vila Socorro Velho
- Vila Victória