Informações vão desde como preparar o solo, escolher o melhor lugar para semear, regar e acompanhar com atenção o crescimento da planta
O Projeto Mirando Guararema, implementado pela Secretaria Municipal de Educação com alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, vem trazendo mais do que conhecimento sobre o Município e seus principais pontos: está despertando a consciência ecológica nas crianças.
Isso porque ao final das aulas-passeio, em que os alunos da Rede Pública visitam os principais pontos de Guararema e conhecem parte da sua história e curiosidades, eles recebem sementes de Pau D’Alho e um encarte que dá dicas para o plantio, que contém uma tag amarrada no lápis ecológico.
As informações vão desde como preparar o solo, escolher o melhor lugar para semear, regar e acompanhar com atenção o crescimento da planta.
Os alunos da Educação Infantil ganham um kit de plantio Pau D’Alho, com baldinho, regador, mini pá e mini rastelo, além de sementes da árvore que dá nome à cidade.
Ao todo, cerca de 4 mil alunos receberam, cada um, duas sementes da árvore!
Mirando Guararema
O objetivo do Mirando Guararema é enaltecer o município, fortalecendo o vínculo afetivo entre moradores-mirins e a cidade. Os alunos do Ensino Fundamental são orientados sobre o processo de formação de Guararema, cuja origem é na Freguesia da Escada. Na sequência, visitam o Recanto da Américo, onde está localizado um exemplar da árvore que dá nome à cidade (pau d’alho, guararema).
Seguem para o Parque Municipal da Pedra Montada Dr. Isidoro Martins Ruiz, quando participam de festivo piquenique, e finalizam o grande passeio com uma visita ao Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino, de onde, munidos dos seus binóculos, admiram a Região Central da cidade.
Os alunos da Pré-Escola (4 e 5 anos) conhecem o Parque Urbano Municipal e os da Creche (2 e 3 anos) visitam a Escola da Natureza.
Desde pequenos, aprendem que semear Guararema vai além de cultivar a árvore. Envolve cuidar da nossa “maior Guararema”, a cidade que tanto amamos!