O Programa de Indicadores de Saúde na Escola (PISE), realizado pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo de Avaliação Física (NAF) da Secretaria de Esportes e Lazer, avaliou em dois meses, seis mil alunos que estudam em período integral. A iniciativa tem como objetivo identificar casos de sobrepeso e baixo peso por meio do IMC (Índice de Massa Corpórea). Neste mês de outubro, serão avaliadas mais oito escolas.
A coordenadora do NAF, Leticia Yamada, ressalta a importância do PISE, “o programa é importante para identificarmos, principalmente, a obesidade infantil, sua relação com o nível de atividade física, e mapear as escolas municipais em relação a isso”. Nesta primeira fase, apenas escolas de período integral estão passando pela avaliação. A expectativa é de que no próximo ano, o programa seja ampliado para as demais unidades escolares.
As próximas unidades a serem visitadas serão: EM. Profª. Guiomar Pinheiro Franco, no Jardim São Pedro (05/10), EM.R. Bairro São João, em Biritiba Ussu (07/10), EM. Profª. Cenira Araújo Pereira, na Chácara Guanabara (10/10), Cempre Benedito Ferreira Lopes , na Vila Lavínia (13/10), EM. Prof. Rodolpho Mehlmann, na Vila Natal (19/10), Cempre Profª. Lourdes Lopes Romeiro Ianuzzi , em Jundiapeba (21/10), Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru (26/10) e no dia 31 deste mês, a EM. Prof. Sérgio Hugo Pinheiro, no Jd. Nove de Julho.
A equipe do PISE é formada por nutricionistas, supervisoras do DAE, estagiários e educadores físicos do NAF, que pesam e medem os estudantes e também registram informações sobre restrições alimentares (dietas especiais) e atividades físicas. Os dados coletados irão resultar em projetos de educação nutricional e se for necessário, adequações do cardápio da unidade escolar.