Secretaria Municipal de Educação foi contemplada com livro sobre a História da Apae e a Coleção Caixola de Histórias para Ler e Ouvir
A Secretaria Municipal de Educação recebeu recentemente importantes contribuições literárias que estão à disposição da Rede Pública Municipal de Ensino.
No final de setembro, as escolas da Rede Municipal e a Secretaria de Educação receberam a doação de 26 exemplares do livro “Apae Mogi das Cruzes, 50 anos de Amor – Lutas e Conquistas”, da Capella Editorial. A entrega foi realizada pelas mãos de Yonara Machado, sócia da empresa.
O livro, que conta a história da Apae de Mogi das Cruzes, desde a sua fundação até os dias de hoje, apresenta as conquistas, dificuldades e ações realizadas ao longo dos 53 anos de atuação, é de autoria de João Anatalino Rodrigues, atual presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Mogi das Cruzes.
O Projeto foi viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), instituído pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e é uma realização do Ministério do Turismo com o patrocínio das empresas CS Brasil, Elgin, Movida, Nachi e Petrom.
Já em comemoração ao mês da criança e do professor, a Secretaria Municipal de Educação encaminhou às escolas municipais de Ensino Fundamental, 98 kits de livros da Coleção Caixola de Histórias para Ler e Ouvir. Em um dos volumes da coleção, que foram doados pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, Guararema é homenageada.
Na originalidade, o Caixola é um caminhão-palco, que desde o ano de 2007 leva arte aos lugares mais distantes do Brasil. O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel solar do Brasil, contando com apresentações gratuitas de teatro, oficinas educativas, cortejos e intervenções artísticas em seu contêiner-palco.
Em meio à pandemia do novo Coronavírus, sem poder se apresentar presencialmente, o Grupo Teatro a Bordo teve que se reinventar. Por meio de encontros virtuais, recolheram histórias de 25 cidades brasileiras, que deram origem à Coleção Caixola de Histórias para ler e ouvir.
Ao todo são 3 volumes temáticos. Guararema é homenageada no Volume 3 da coleção, com a história “Locomotiva de histórias”. Luciana Zitei foi a artista local que contribuiu para a criação da obra. A atriz, que também é palhaça, arte-educadora e bacharel em Pedagogia, compartilhou suas histórias com a trupe itinerante e esse encontro de Contação de Histórias pode ser conferido no canal Caixola de Histórias, no Youtube.
Além de leituras e atividades alinhadas à BNCC, há a possibilidade de escutar a versão MP3 das histórias. Basta apontar o celular para o QR Code de cada capítulo e conferir a adaptação. Para as pessoas com deficiência, há conteúdo acessível em Libras, que também pode ser assistido via Youtube.