Por dia, foram removidos mais de 8 toneladas de sedimento, garantindo a melhor vazão das águas provenientes das chuvas e evitando alagamentos e inundações
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, retirou 2.276 toneladas de resíduos e entulhos de rios, bueiros, redes e valas de drenagem entre os meses de janeiro e setembro deste ano. A limpeza equivale a remoção de 8,36 toneladas por dia de detritos, aproximadamente a capacidade de carga de um caminhão basculante. Toda essa ação foi realizada em 2.577 bueiros e 249 quilômetros de rios, valas e redes espalhadas pelo município, quase a distância entre Suzano e a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, que é de 260 quilômetros.
A medida evita o surgimento de pragas urbanas e desobstrui os locais para a passagem da água da chuva, reduzindo as chances de enchentes, alagamentos e inundações. A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano realizou, em média, a limpeza de nove bueiros e de 91 metros de rios e valas de drenagem a cada 24 horas.
Embora o período de chuvas comece com a primavera, se intensificando a partir de outubro e se estendendo até março, com o início do outono, os trabalhos ocorrem durante o ano inteiro. No caso das limpezas dos bueiros, a maior quantidade de elementos foi retirada durante o mês de janeiro, 59 toneladas no total, ao passo que a maior quantidade de bueiros limpos ocorreu em abril, com 360 locais desobstruídos. Em relação às valas e redes de drenagem, juntamente com os rios, foram 312 toneladas de detritos retirados, porém foi maio que apresentou a maior quantidade de quilômetros (36).
Para o secretário Samuel Oliveira, esse trabalho constante garante a vazão das águas pluviais e contribui para que não aconteçam intercorrências. “Moradores do Parque Maria Helena e do distrito de Palmeiras, que eram afetados com a elevação do nível da água em razão das fortes chuvas, agora sabem que situações como essa são controladas com mais efetividade, pois há todo um trabalho para garantir a vazão e a fluidez das águas pluviais”, afirmou.
De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o trabalho promovido pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos garante a segurança das pessoas e promove um efeito cascata. “O período mais incisivo de chuvas começa em breve, mas com os locais de drenagem livres para a passagem da água, a Defesa Civil não recebe tantos chamados e isso nos ajuda a direcionar os agentes para outras demandas que também precisam de atenção”, definiu o chefe do poder Executivo.