Parceria visa a elaboração do Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, esteve na Universidade Presbiteriana Mackenzie nesta quarta-feira (26/10) para a assinatura de um termo de acordo de cooperação com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A parceria inédita visa a elaboração do Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor, uma importante ferramenta diagnóstica para estratégias a longo prazo para o município, a fim de tornar a cidade mais sustentável e garantir mais qualidade de vida à população.
O encontro, acompanhado pelos secretários municipais de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, e de Meio Ambiente, André Chiang, contou com a participação do reitor da universidade, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; da diretora da faculdade de Arquitetura e Urbanismo, professora Angélica Benatti Alvim; e do diretor de Relações Institucionais do Instituto Presbiteriano Mackenzie, professor Walter Ribeiro.
Na oportunidade, o secretário Elvis Vieira reforçou a importância da parceria, sendo que na última semana Suzano já havia recebido a visita da professora Loyde Vieira de Abreu-Harbich, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e do professor Andreas Matzarakis, da Universidade de Freiburg, na Alemanha. A dupla esteve na cidade a fim de auxiliar a equipe suzanense com um diagnóstico referente ao controle de incomodidade no município, introduzindo a proposta de estudos sobre ilhas de calor e redução de ruídos.
“Esse termo de cooperação é o primeiro passo para termos um caminho a ser trilhado nesta temática inédita e urgente quanto à sustentabilidade dos municípios. Debater os problemas climáticos também é parte da gestão pública. Não construímos uma cidade melhor se não for pelo diálogo. Por isso, essa parceria com a Mackenzie é fundamental para que tenhamos uma ótica dos problemas a serem enfrentados pelas cidades nas próximas décadas”, explicou Vieira.
Já o reitor Marco Tullio de Castro Vasconcelos parabenizou o empenho da equipe técnica da Prefeitura de Suzano e destacou o papel social da universidade. “Sabemos que muitas vezes não conseguimos resolver tudo sozinhos. Então, as provocações que chegam até a universidade servem para desenvolvermos programas e projetos de pesquisas importantes. Estamos trabalhando na concretização da proximidade, do relacionamento e da contribuição que a faculdade tem com a sociedade. O projeto que está por trás deste acordo de cooperação tem esse significado. A universidade é importante para o desenvolvimento das cidades, é importante para o País”.
Por fim, Ashiuchi agradeceu a parceria e enalteceu o trabalho desenvolvido pela Mackenzie. “Pegamos a cidade em um momento difícil, mas hoje somos referência em obras, serviços e geração de emprego. Tudo é uma soma de esforços com instituições sérias. Por isso, hoje estamos buscando a expertise e a competência da Mackenzie para trazer mais dignidade à população suzanense e para as gerações futuras”.
A assinatura do termo de cooperação também foi acompanhada pela diretora de Planejamento Territorial de Suzano e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, Eliene Corrêa Rodrigues Coelho; pelo chefe de gabinete da reitoria, professor Marcos Nepomuceno Duarte; pelo assessor jurídico Samuel Macarenco Beloti; pelo reverendo Gildásio Jesus Barbosa dos Reis, capelão universitário representando o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro; pelo coordenador de Programas, Projetos e Serviços da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, professor Lindberg Clemente de Morais; e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Cleverson Pereira De Almeida.