Unidade básica na região central conta com serviço gratuito a todos os munícipes que apresentarem documentos e receita médica válida
A farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins (CSII) segue com o serviço de entrega de medicamentos de forma gratuita de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, para todos os moradores de Suzano. Os horários garantem o acesso maior do público ao benefício, como trabalhadores retornando do expediente ou moradores sem disponibilidade para dirigir-se à unidade durante a semana justamente em razão do emprego ou estudos.
O serviço passou a ser estendido em 12 de setembro para que a população possa ter acesso garantido ao serviço gratuito, para tanto, é preciso apresentar um documento de identidade com foto, Cartão SUS, comprovante de residência de Suzano e receita médica válida. Todos os suzanenses podem requerer fármacos na unidade, incluindo medicamentos psicotrópicos, que são aqueles remédios que agem diretamente no sistema nervoso central voltado aos pacientes psiquiátricos. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que sejam realizados cerca de 300 atendimentos ao mês com o horário estendido, antes do alargamento a entrega de remédios era feita a cerca de 200 pessoas.
O modelo adotado pela Saúde suzanense oportuniza os cidadãos com uma rotina de atendimentos facilitados, incluindo membros de unidades clínicas, da comunidade terapêutica e residentes de lares de longa permanência, permitindo maior vazão dos atendimentos do CSII e de outras unidades que registram índices elevados de receitas emitidas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a medida funciona ao garantir que as pessoas que precisam desses medicamentos tenham um acesso personalizado ao serviço. “Desde que implantamos estes horários, elevamos a quantidade de atendimentos diários e mensais, pois agora, um cidadão que trabalha durante a semana e precisa de consulta farmacêutica, ou apenas dos próprios medicamentos, pode contar com farmacêuticos que acompanham de forma próxima e humanizada em todos os momentos”, relatou.
Entretanto, vale ressaltar que a ampliação do dia e do horário também contribuiu para o próprio sistema de saúde municipal. “Outro benefício neste caso é que os atendimentos feitos pelas equipes do Pronto-Socorro (PS) Municipal também podem se valer desse novo horário. Às vezes um antibiótico necessário para determinada situação pode ser encontrado na farmácia do CSII, contribuindo para a agilidade do tratamento de quem vai procurar atendimento no PS”, finalizou o chefe da pasta.