Conhecer técnicas de panificação, temperatura de forno, medidas, fermentação, são alguns dos assuntos abordados no curso de Panificação de pães doces e semidoces oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com Senai, Sebrae e Fundo Social de Solidariedade. Os alunos estão na fase prática das aulas e poderão fazer deste aprendizado fonte de renda.
As aulas são ministradas pela instrutora do Senai, Patrícia Turetti, que explica como funciona o curso. “Aqui eles aprendem a parte teórica que dá a base das reações químicas, as medições, proporções e, depois, executam as receitas na prática. Com os produtos que eles fazem eu consigo avaliar como eles sovaram a massa, se acertaram no ponto do forno e como foi o desempenho do aluno”, afirmou.
O curso é gratuito e foi aberto para os ferrazenses que recebem apostila e também dois dias de uma verdadeira imersão sobre plano de negócios e como abrir e gerenciar uma empresa.
Todo o curso é focado na geração de emprego e renda e no aperfeiçoamento de quem já é do ramo. O secretário de Desenvolvimento, Daniel Balke, ressalta que os alunos têm uma visão realista e de muitas possibilidades de atuar no mercado e fazer do aprendizado uma carreira. “Este é um curso de muita procura porque o setor de alimentos sempre pede inovação e também nichos que podem ser facilmente explorados”.