Cerca de 2 mil pessoas foram atendidas diretamente durante as atividades da Semana da Mobilidade, promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. As ações terminaram neste sábado (23/09), quando 500 pessoas participaram da Feira da Mobilidade, realizada no Parque Centenário.
Na ação deste sábado, os participantes puderam realizar a Simulação de Impacto, em que um equipamento mostra como seria uma colisão a 10 quilômetros por hora. A ação chama a atenção para a importância da utilização do cinto de segurança.
A Feira da Mobilidade também disponibilizou testes de glicemia e aferição de pressão arterial, além do atendimento dos serviços oferecidos pela pasta, como informações sobre multas de trânsito, emissão ou renovação de cartões de estacionamento e de transporte.
“A Semana da Mobilidade teve um resultado muito positivo, já que levou o tema para a cidade e pode dialogar com os mais diversos atores que compreendem a mobilidade urbana, desde os pedestres e ciclistas até motociclistas, motoristas e profissionais que atuam no trânsito”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Caio Luz.
Ele lembrou ainda que a programação faz parte das ações realizadas pela administração municipal para ampliação da segurança viária na cidade. Nos últimos três anos, mais de 30 mil pessoas já participaram de atividades voltadas à segurança viária e 3,5 mil crianças passaram pela Escola Mirim de Trânsito. Os resultados também são medidos em números. De acordo com os dados do Sistema Infosiga, do Governo do Estado, nos primeiros sete meses de 2023 a cidade registrou queda de 40% no número de mortes em acidentes de trânsito, comparado com o mesmo período de 2022.
A programação da Semana da Mobilidade de Mogi das Cruzes contou com uma série de ações, com atividades diferenciadas para buscar a conscientização sobre a importância do comportamento seguro no trânsito. No dia 18, a abertura contou com uma apresentação especial do motoboy e ator João da Nica, que levou ao Cemforpe um stand up com temas relacionados ao dia a dia dos motoboys e à segurança viária.
Já no dia 19, funcionários do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Mello participaram de uma ação sobre mobilidade em unidade hospitalar. No dia seguinte, a Escola Mirim Itinerante levou atividades práticas voltadas à educação para o trânsito para alunos do Colégio Plugado, trabalhando com as crianças temas como o respeito aos semáforos, utilização da faixa para pedestres, entre outras orientações.
No dia 21, marcando o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, foi realizada uma ação conscientização sobre o respeito às vagas de estacionamento para pessoas com deficiência na rua Coronel Souza Franco e no Mogi Shopping. cadeiras de rodas foram colocadas nas vagas de estacionamento, com mensagens semelhantes às utilizadas por motoristas que desrespeitam as vagas exclusivas, como “é só um minutinho”, “volto já”, “é rapidinho”, entre outras. A atividade foi realizada em parceria com a Coordenadoria de Cidadania e Inclusão Social.
Já no dia 22, profissionais que atuam no trânsito da cidade participaram da ação “Sentindo na Pele” e “Ponto Cego”, realizada na avenida Cívica. A atividade chamou a atenção para o distanciamento seguro entre ônibus e bicicletas e motocicletas, além de simulação do ponto cego, onde os motoristas não têm visão dos veículos ao lado.
O trabalho de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana é realizado durante todo o ano, com atividades na estrutura voltada para o tema em Cezar de Souza e com ações externas. O telefone para agendamentos ou mais informações é o 4798-6783.