Home Cidades Aliando o Mês das Crianças com a Festa Literária de Guararema, Educação de Guararema finaliza aulas-passeio com crianças da Rede Municipal de Ensino

Aliando o Mês das Crianças com a Festa Literária de Guararema, Educação de Guararema finaliza aulas-passeio com crianças da Rede Municipal de Ensino

por Douglas Spada

Cerca de 2,1 mil alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram da ação

A Secretaria Municipal de Educação de Guararema finalizou na sexta-feira (21) as aulas-passeio que aliam o Mês das Crianças com a Festa Literária de Guararema (Flig). Cerca de 2,1 mil alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino participaram da ação, que contou com visitas ao Pavilhão da Literatura, viagens de trem para a Vila de Luís Carlos e muito mais.

Ao longo desta semana, as atividades com as crianças começaram por volta das 8 horas, com a visita do grupo de cerca de 200 alunos por dia ao Pavilhão da Literatura. Com o tema circo, o espaço conta com diversas atrações do universo literário que encantaram as crianças.

Por volta das 9 horas, os pequenos ganharam bonés de presente e embarcaram no trem turístico de Guararema, onde, após 20 minutos de trajeto, chegaram à Vila de Luís Carlos, ganharam pipoca e assistiram a uma peça de teatro.

Os pequenos embarcaram novamente no trem, agora com sentido ao Centro, onde receberam deliciosos lanches consumidos durante a viagem. No embarque no ônibus, de retorno às suas escolas de origem, receberam guloseimas e o livro Guararema dos Meus Sonhos, que foi lançado em três versões, na medida certa para cada faixa etária. No livro 1 há uma cronologia político-administrativa de Guararema (de aldeias indígenas à elevação à categoria de município) e as provocações ao leitor são mais abstratas: “Como é a Guararema dos seus sonhos?” Esta versão foi entregue aos cerca de 2,1 mil alunos do Ensino Fundamental e crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos poderão absorver várias informações e criar suas próprias histórias a partir da leitura.

Já a segunda versão do livro é para crianças pequenas, a partir de 3 anos. A proposta do texto é mais concreta e é dada ênfase a aspectos da cultura popular: festejos e folguedos. Ao final, o pequeno leitor é questionado: “Qual a sua cidade preferida?”

E o livro 3 tem menos páginas e é mais “robusto”, resistente ao manuseio dos bebês e crianças bem pequenas. Estas duas versões foram entregues aos cerca de 2 mil alunos da Educação Infantil. Todos os livros podem, e devem, ser lidos em família.

A próxima semana será de pura diversão para as cerca de 1,7 mil crianças do Maternal e Jardim (Educação Infantil). Será montada uma Estação Brincante no Ginásio Municipal de Esportes, com 12 grandes brinquedos infláveis. Com temas variados (Carros, Circo, Disney, Piratas, entre outros), a turminha da Educação vai finalizar a comemoração do Mês da Criança em grande estilo: brincando!

Postagens relacionadas