Três alunos das escolas estaduais Padre Bernardo Murphy e Dr. Deodato Wertheimer participaram da competição de robótica Start Inatel, em Minas Gerais, e ficaram em terceiro lugar na categoria Cupim. A competição de lutas entre robôs foi realizada nos dias 17 e 18 de outubro. Os alunos foram selecionados anteriormente durante um treinamento de capacitação e competição entre estudantes de Mogi das Cruzes de escolas públicas e particulares.
Mais de 700 alunos de várias escolas do Brasil participaram das seletivas, e 128 estudantes de 31 instituições avançaram para a fase final. A equipe de Mogi das Cruzes, que recebeu os robôs e treinamento da equipe do Instituto RSM – Robótica Sempre Mais, competiu na área de Engenharia de Automação Elétrica, que foi marcada com o combate entre robôs da categoria Cupim, que foram montados pelos próprios competidores.
A participação dos alunos Vitória Alessandra das Neves, William Cristóvão Nunes e Emerson Vieira da Silva fez com que outros alunos de escolas públicas possam sonhar com a robótica. “Por meio de uma grande parceria com o projeto Sementinha e a prefeitura de Mogi das Cruzes, mostramos que a robótica pode ser acessível para todos. Pudemos proporcionar essa grande experiência para alunos que nunca tinham saído do Estado e agora já pensam no futuro. Vamos continuar com nossos projetos sempre voltados para a educação e inclusão de todos nesse mundo tecnológico”, afirmou Rafael Mattos, presidente do Instituto RSM.