Para valorizar e conhecer a diversidade brasileira, os estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Roberto Andere Correa, da Vila Correa, visitaram a aldeia indígena Tupinambá M’Boiji, localizada em Mogi das Cruzes. A comunidade acolheu pais, alunos e professores com muito carinho nessa última semana. A ação faz parte do projeto Povos Indígenas, da Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos.
Recebidos pelo cacique Luiz Wera Jyekupe Lima, os visitantes participaram de atividades lúdicas e educativas sobre a história da aldeia e povos originários, línguas nativas, cantos e brincadeiras tradicionais, além dos conhecimentos ancestrais e ensinamentos de proteção à natureza.
“Foi uma experiência linda e emocionante, todos os brasileiros precisam conhecer a importância da cultura indígena”, destaca a mãe de um estudante.
A aldeia M’Boiji promove um trabalho educacional muito importante na região, com a alfabetização da língua nativa, o guarani, para crianças até os seis anos de idade.
Para a diretora da unidade, Rosiane Alves, o contato direto com os povos originários amplia o repertório de maneira lúdica e significativa. “As crianças aprenderam sobre a diversidade cultural indígena, permitindo instigar a curiosidade e criando possibilidades e práticas do contexto histórico de um povo”, pontua.
O projeto Povos Indígenas é pioneiro na cidade, está na grade pedagógica de todas as unidades municipais e atende estudantes da educação infantil, fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa ressalta a relevância dos povos na história brasileira, mediante a diversidade de indivíduos e grupos sociais, saberes, identidades, potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.