Agora é Lei. Foi adicionado ao Calendário Oficial de Eventos de Arujá o “Dia Municipal do Padre” a ser comemorado todo dia 04 de agosto. A nova lei (nº 3605/23), de autoria do vereador Divinei (PL), foi sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial do dia 26/10.
Segundo o autor da lei, a data em questão já é celebrada por fiéis em todo o País. Além disso, o dia também está próximo da festa do padroeiro de Arujá – Senhor Bom Jesus de Arujá, celebrado em 6/08.
O padre é um dos membros do clero da Igreja Católica sendo ordenado por um bispo. Seu trabalho, considerado uma vocação e uma missão para a instituição é, principalmente, evangelizar. Em seu cotidiano, no entanto o padre celebra missas, ministra sacramentos, entre os quais, Batismo, Eucaristia e Confissão, além de assumir tarefas administrativas e de gestão da comunidade.
Na Igreja Católica, a formação de um sacerdote demora cerca de sete anos e exige a conclusão de duas faculdades – a de Filosofia e a de Teologia. Eles podem optar por pertencer a uma ordem religiosa, como a dos franciscanos, com atuação ligada à educação ou aos cuidados com os doentes, por exemplo, ou tornar-se padres diocesanos, ou seja, pertencerem a uma região, dentro de um território administrativo da Igreja, sob coordenação de um Bispo.
Em discurso feito na Tribuna da Casa Legislativa durante a Sessão Ordinária de 25/9, quando o projeto de Lei foi apreciado pelo Plenário em 1ª discussão e votação, Divinei ressaltou o papel relevante do padre na sociedade e sua atuação como coordenador do trabalho social feito pela Igreja Católica através das comunidades espalhadas pelo Município. “O sacerdote, de longa data, tem o respeito da sociedade e as comunidades, sob sua coordenação, tornaram-se braços sociais, auxiliando o Poder Público no atendimento às pessoas e chegando a lugares que, muitas vezes, o Estado não chega”, salientou.
Para conferir essa e outras datas comemorativas do município, acesse o Calendário Oficial de Eventos Arujá, clicando aqui.