No início deste mês, Arujá foi novamente coroada como uma das referências na saúde, desta vez em uma premiação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O prefeito Luis Camargo destacou o trabalho da Prefeitura de Arujá e da pasta, representada na premiação pelo secretário municipal de Saúde, Leonardo dos Reis, a diretora técnica da pasta, Luciana Baier, e a diretora da Vigilância Sanitária de Arujá e uma das responsáveis pelo trabalho apresentado, Ana Marie de Souza Santana, na cerimônia realizada em Brasília, onde conquistou o 2º lugar na categoria específica, destaque do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), subcategoria Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
“Avaliação de Risco Sanitário e Intervenção na Dispensação de Medicamentos Sujeitos a Controle Especial em Farmácias e Drogarias no Município de Arujá/SP” foi o trabalho desenvolvido, que visa acabar com os erros de dispensação de medicamentos controlados que, se consumidos sem orientação médica, podem trazer consequências para a população.
Sendo assim, a Vigilância Sanitária de Arujá passou a tabular 100% das dispensações de medicamentos de controle especial, bem como realizou a orientação individualizada de cada farmácia/drogaria, com atendimento personalizado e visita constante aos estabelecimentos. Vale destacar ainda que, em maio deste ano, foi realizada uma capacitação que contou com a presença de representantes de todos os estabelecimentos do setor da cidade. A ação gerou uma queda expressiva de 98% nos erros de dispensação, em comparação com mesmo mês do ano anterior, e uma queda de 96% em comparação com os meses anteriores.