Home Cidades Ashiuchi expõe demandas de Suzano e do Alto Tietê ao Conselho Metropolitano

Ashiuchi expõe demandas de Suzano e do Alto Tietê ao Conselho Metropolitano

por Texto Divulgação

O prefeito de Suzano e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Estado de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, esteve nesta segunda-feira (25/09) na 21ª reunião ordinária do colegiado, realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no bairro de Moema, zona sul da capital. Ashiuchi participou das deliberações do grupo, incluindo o encaminhamento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), bem como reforçou demandas estratégicas do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) junto ao conselho liderado pelo presidente e prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. A reunião contou ainda com o presidente da Alesp, o deputado André do Prado, e com o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto.

Entre as deliberações, o colegiado decidiu pela aprovação das pautas relacionadas à Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Alto Juquiá/São Lourenço (APRM AJ-SL), à Bacia do Rio Jaguari (APRM-JAG), ao Rio Guaió (APRM-RG) e ao Cabuçu/Tanque Grande (APRM-CTG). Outro tópico importante foi quanto à validação do processo de elaboração e encaminhamento do PDUI da Região Metropolitana de São Paulo, bem como a deliberação do Regimento Interno do conselho e da criação de suas cinco câmaras temáticas.

Já durante as apresentações e debates de demandas regionais, Ashiuchi reforçou as solicitações do Condemat, representando os mais de 3,2 milhões de habitantes residentes nas 14 cidades do bloco regional. Entre os pedidos, o vice-presidente do conselho tratou da importância da ampliação dos serviços de Saúde à região, sobretudo quanto às vagas para hemodiálise, cirurgias ortopédicas, cardiológicas e eletivas.

Já na pauta de mobilidade urbana, Ashiuchi abordou a elaboração do Projeto Executivo de implantação de duas alças de acesso ao Trecho-Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), na avenida Major Pinheiro Froes (SP-66), no limite entre os municípios de Poá e Suzano. Também foi debatida a duplicação da SP-56, rodovia que interliga os municípios de Arujá, Igaratá, Itaquaquecetuba e Santa Isabel, bem como a implantação de um Corredor Metropolitano, com 31 quilômetros de extensão, entre Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Poá. O objetivo é atender cerca de 50 mil passageiros diários, reduzindo o tempo de viagem em 28%.

O desenvolvimento econômico também foi pauta trazida pelo prefeito suzanense, que defendeu a retomada do programa Bolsa Trabalho, que contemplava cerca de 3 mil pessoas na região do Condemat. De acordo com o consórcio, o projeto está inativo desde o início do ano, sendo que sua aplicação é de suma importância para o fortalecimento da economia, principalmente para os municípios pequenos, que possuem quadro reduzido de recursos humanos nas repartições.

Desafios

Para Ashiuchi, a reunião do conselho foi uma oportunidade para explanar as demandas da região e também colaborar pelo desenvolvimento do Estado. “O Condemat hoje é um dos maiores consórcios do Estado e tem seu protagonismo em São Paulo. Fico contente em apresentar nossas potencialidades e compartilhar os desafios, bem como colaborar com o desenvolvimento de outras regiões por meio do conselho metropolitano. Em nome do prefeito paulistano, Ricardo Nunes, e do deputado André do Prado, agradeço a atenção dispensada e o trabalho desenvolvido”, destacou.

Já o presidente do colegiado, Ricardo Nunes, reforçou seu compromisso com as pautas debatidas. “O desenvolvimento econômico é prioridade, por isso vamos trabalhar de imediato a questão da empregabilidade. Parabenizo e agradeço aos prefeitos e prefeitas, bem como, em nome do presidente da Alesp, André do Prado, cumprimento o Legislativo pela atenção ao conselho. Essa união com certeza resultará em benefícios à população paulista”.

Por fim, o deputado André do Prado apontou a importância da aproximação entre as cidades. “Esse momento de troca é indispensável para que possamos tratar dessas demandas de maneira conjunta, seja na mobilidade, na empregabilidade ou na questão social. Esse conselho retomado tem uma responsabilidade muito grande, trazendo pautas estruturantes para que juntos possamos dar andamento para resolvermos a curto, médio e longo prazo, com planejamento e política de união”, concluiu.

A reunião na Alesp ainda foi acompanhada pelos secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; pela prefeita de Francisco Morato e presidente do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju), Renata Sene; pela deputada estadual e presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos, Ana Carolina Serra; pelo secretário executivo do Condemat, Adriano Leite; pelos prefeitos membro do consórcio, Carlos Chinchila (Santa Isabel); Gustavo Henric Costa, o Guti (Guarulhos); José Luiz Eroles Freire, o Zé (Guararema); Vanderlon Gomes (Salesópolis); e Walid Hamid, o Aladim (Mairiporã); bem como pelo secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano, Elvis Vieira; pelo diretor municipal de Habitação, Miguel Reis; e pela diretora municipal de Meio Ambiente, Solange Wuo.

Postagens relacionadas